Concerto da OSUFPB terá a pianista Luciana Noda como solista

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza o seu 16º concerto da temporada, executando obras de Wagner, Haydn e Shostakovich. Este concerto faz parte da série Augusto dos Anjos, que é dedicada a obras estrangeiras ligadas às diversas linhas estéticas do século XX. Como solista, a participação especial da pianista Luciana Noda, que também é professora da graduação e da pós-graduação do Departamento de Música (DEMUS) da UFPB. A apresentação será nesta sexta-feira (27), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.

A escolha do repertório da OSUFPB é sempre feita de forma criteriosa para contemplar suas séries temáticas, abrangendo um espectro amplo das obras sinfônicas de compositores do Brasil e do mundo. Este concerto, naturalmente, atende a esses critérios de excelência, pois contempla criações que caracterizam a estética do século XX.

A primeira obra apresentada é “Idílio de Siegfried” do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883), cujas características harmônicas e melódicas inspiraram compositores de sua época, desaguando numa estética que caracterizaria o século XX. Apesar de não pertencer a este século, Wagner teve grande influência para o cenário musical que se seguiria mesmo depois de sua morte. Esta obra, em especial, trata de um Wagner romântico, apaixonado, pois foi composta para o aniversário de sua esposa, que a ouviu na escadaria de sua casa quando acordava.

A última obra apresentada no concerto tem características opostas ao sentimento de paz que soava no coração de Wagner dirigido à sua esposa. Trata-se da “Sinfonia de Câmara Op 110”, do compositor russo Dimitri Shostakovich (1906-1975), que a compôs em homenagem às vítimas do fascismo, narrando, em complexos movimentos musicais, o horror desse regime autoritário. Percebe-se nesta obra o cenário de fortes cargas emocionais, traduzindo sentimentos de revolta extremados que, à época, dominavam o compositor. Uma obra de caráter muito pessoal, mas que pode muito bem contextualizar-se num momento histórico.

Para equilibrar esses sentimentos antagônicos apresentados nas duas obras já citadas, será apresentado o “Concerto pra Piano em Ré Maior”, do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809), que traz uma carga de leveza, graça e humor. Assim sendo, este concerto consegue ter uma unidade temática. Tal unidade mora na diversidade de sentimentos humanos apresentados na produção dessas obras, da paixão ao sentimento de terror, passando pela suavidade deste Concerto para Piano de Haydn, que terá a pianista Luciana Noda como solista. A regência fica sob o encargo do maestro Thiago Santos, que é o regente titular da OSUFPB.

Palestra de abertura

A coordenação da OSUFPB recomenda ao público que chegue pelo menos quinze minutos antes do início do concerto, pois o maestro sempre profere uma pequena palestra sobre as obras apresentadas. O objetivo é dar oportunidade de conhecer dados históricos sobre as peças. Assim, “a Orquestra, que tem fins de divulgação e formação de público para a música de concerto está cumprindo sua função pedagógica”, afirma Arimatéia Veríssimo, coordenador da OSUFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria