Concerto do Grupo Camena apresenta obras do barroco italiano

ImprimirImprimir

As apresentações do espetáculo intitulado Aria Amorosa serão dirigidas por Ibaney Chasin; acontecem no Centro Cultural São Francisco: terça e quarta, às 20h

 

O Grupo Camenado Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba realiza dois concertos no Centro Cultural São Francisco nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), às 20h, apresentando obras do barroco italiano. O espetáculo intitulado Aria Amorosa é dirigido por Ibaney Chasin, também responsável pela execução do chitarrone e da guitarra barroca que, ao lado do cravo de Heloísa Muller, constituem o trio de instrumentos de época que sustentam a base do canto e dos instrumentos solistas. A eles se juntam os cantores Thiago Wesley e Rafael Laurindo, a sanfona de Helinho Medeiros, o cavaquinho de Gustavo Seabra, Priscila Ewald ao violino, Mariana Rodrigues tocando viola e João Victor Figueiredo na percussão.  

 

A peça que dá nome ao espetáculo, Aria Amorosa,é de autoria de Nicola Matteis, um napolitano virtuose do violino que se transfere para Londres nos finais do século XVII. Foi ele o músico responsável por mostrar aos ingleses as delícias do violino e o tempero da música italiana, apaixonando os britânicos, que fizeram dele aquilo que mais se aproximou de uma estrela pop do século XVII, tanto no que se refere à sua rápida ascensão, fama e riqueza, quanto ao estilo de vida extravagante e decadente.

 

Originalmente vocal, a peça foi composta por Claudio Monteverdi para o soneto de Ottavio Rinuccini, uma ode pastoral a zéphuros, deus da mitologia grega que personifica o vento oeste, aquele que traz a primavera e suas oportunidades de romance.

 

Aria Amorosa reúne ainda obras para instrumento solo de Domenico Scarlatti e Antonio Vivaldi que serão realizadas com o cavaquinho, mais um instrumento de nossa tradição popular que se junta à sanfona e ao cravo, ao chitarrone e ao Cajon, à viola e ao violino, para cantar todos os amores que a vida teceu, tece e tecerá ao longo dos tempos.  

 

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudante)

Promoção: todos pagam preço de estudante.

 

Mais informações pelo telefone: (83) 3268-0511; ou pelo email: heloisamuller52@gmail.com.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: