Concerto marca estreia da Orquestra Sinfônica da UFPB

Primeiro concerto será neste sábado (6), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, com a OSUFPB Sinfônica, sua maior e mais ampla versão

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) tem sua estreia marcada para este sábado (6), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I, em João Pessoa, com entrada franca.

O concerto contará com dois solistas, os professores do Departamento de Música Ayrton Benck (trompete) e Sandoval Moreno (trombone), sob a regência do Maestro convidado Gustavo Paco de Gea, que também é professor no mesmo Departamento.

Um projeto do Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, a OSUFPB tem sua sede na Sala Radegundis Feitosa, inaugurada em novembro do ano passado. Para administrar tanto a nova Orquestra quanto a Sala Radegundis, o CCTA criou em fevereiro deste ano o Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), cujo Coordenador Executivo é o professor. Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). Já a atual Coordenadora da OSUFPB é a professora. Luceni Caetano.

A Orquestra Sinfônica da UFPB tem em seu quadro de músicos quatro segmentos: músicos contratados pela UFPB especialmente para tal função; professores dos Departamentos de Música e de Educação Musical; alunos de música da UFPB; e voluntários (incluindo ex-professores e alunos egressos).Gustavo Paco de Gea

Eli-Eri Moura, Vice-Diretor do CCTA, afirma que "o concerto de estreia da OSUFPB representa um momento histórico, pois cristaliza um trabalho denso e intenso de mais de 30 anos do Departamento de Música da UFPB, tanto no ensino quanto na produção musical, desenvolvido por professores e pesquisadores do mais alto nível".

Conforme a Coordenadora da OSUFPB, professora Luceni Caetano, a nova Orquestra "tem funções múltiplas, pois, além de cumprir uma agenda de concertos regulares, a OSUFPB servirá a diversos e variados projetos universitários, envolvendo nossos alunos e professores de instrumento e canto, de composição e de regência, e dessa forma, abrindo espaço para um abrangente leque de apresentações inovadoras e diferentes das orquestras tradicionais".

A OSUFPB engloba variados níveis da música instrumental. O primeiro concerto, neste sábado (6), será com a OSUFPB Sinfônica, sua maior e mais ampla versão. Já na semana seguinte, no dia 12 de abril (sexta-feira), se apresentará a OSUFPB Jovem, sob a regência de Geraldo Rocha. No dia 19 de abril (sexta-feira) será a estreia da OSUFPB Cordas, que juntamente com músicos convidados fará o primeiro concerto comemorativo dos 10 anos do

Laboratório de Composição Musical da UFPB (COMPOMUS), com a regência de Eli-Eri Moura.

A OSUFPB Cordas volta a se apresentar no dia 26 de abril (sexta-feira), sob a regência de Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo. No dia 24 de maio (sexta-feira) a OSUFPB Sinfônica se apresenta novamente, também com a regência de Carlos Anísio, em concerto de abertura do semestre letivo da UFPB. Todos os concertos serão realizados na Sala Radegundis Feitosa, às 20h.

Solistas

Ayrton BenckAyrton Benck é Bacharel em Trompete pela UFPB (1991), Mestre e Doutor em Execução Musical pela UFBA (2002/2008). É professor de trompete do Departamento de Música da UFPB, trompetista do Quinteto Brassil e coordenador do Encontro Nordestino de Metais. Tem participado como docente dos principais festivais de música do País. Trabalhou, como solista, com artistas conceituados, a exemplo de Eleazar de Carvalho, Arwed Henking, Nielss Muus, Christian Lindberg, dentre outros. Excursionou pela Inglaterra e EUA, sendo artista convidado para promover masterclasses e recitais na Rudi E. Scheidt Music School - Memphis, no New England Conservatory – Boston, Mannes School of Music e Manhattan School of Music de Nova Iorque.

Sandoval Moreno é um dos mais destacados entre os trombonistas brasileiros. É Bacharel e Mestre em Música pela UFPB, na área de Praticas Interpretativas. É professor de Trombone e Prática de Banda, além de Coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarras do Departamento de Música da UFPB. Também atua como regente titular da Banda Sinfônica "José Siqueira" da UFPB desde 1986. Com o Quarteto de Trombones (fundado em 1990 por ele) e o Brazilian Trombone Ensemble tem tocado nos principais festivais de música no Brasil e no Exterior.Sandoval Moreno

O Regente Convidado Gustavo de Paco de Gea graduou-se como flautista pelo Conservatório Juan José Castro, na Argentina. Transferindo-se para o Brasil como professor convidado da UFPB, leciona no Departamento de Música desde 1978. Foi membro fundador do Quinteto Latino-americano de Sopros da UFPB, com o qual se apresenta em todo o País. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, tem-se apresentado, como instrumentista, nos mais importantes festivais do Brasil. Foi membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Recife. Desde 2001 trabalha também como regente de orquestra, tendo sido discípulo do Maestro Miguel Angel Gilardi, em Buenos Aires. De 2001 a 2010 foi regente titular e diretor artístico da

Orquestra de Câmara da Prefeitura Municipal de João Pessoa, tendo sido o criador do projeto da mesma, envolvendo músicos jovens da região. Tem sido regente convidado de várias orquestras no Brasil

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCTA