Conferência aprova criação dos Centros de Ciências do Campo

A proposta de criação desses centros foi apresentada e defendida pelo professor Marcos Barros de Medeiros, Campus III da UFPB, em Bananeiras

A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS) aprova, em Brasília, as 100 propostas que priorizam o desenvolvimento do Brasil Rural para os próximos anos. O documento final será usado para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDR) do Brasil. Tiveram direito a voz e voto representantes da sociedade civil - agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, jovens e mulheres rurais – e do poder público.

Da Paraíba a comitiva integrou 34 delegados, sendo 50% homens e 50% mulheres, eleitos pelos pares na Conferencia Estadual, realizada em agosto passado, dentre os representantes da sociedade civil e de governo.

Dentre as 100 propostas escolhidas e aprovadas no documento final da 2ª CNDTSS para compor o PNDR destaca-se a que foi apresentada e defendida pelo professor da UFPB, Marcos Barros, que trata da implantação do Centro Universitário de Ciências do Campo, inicialmente proposto para ser implantado na UFPB, Campus de Bananeiras. A ideia foi acatada não somente para a Paraíba, mas para ser implantada em todo o país.

Os Centros Universitários de Ciências do Campo já podem ser considerados uma realidade a partir de 2014. Estes centros serão contextualizados e terão como meta a oferta de cursos superiores, pautados na pedagogia da alternância e voltados às realidades camponesas locais e regionais, destacando-se a formação de professores por meio das graduações em Licenciaturas em Ciências Agrárias, Educação do Campo, Pedagogia da Terra, Agroecologia, Economia Doméstica, Geografia Agrária, Cooperativismo e Associativismo, Direito Agrário, dentre outros cursos relacionados no documento da Conferência.

Os recursos serão fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de outras fontes a serem articuladas pela Secretaria Geral da Presidência da Republica.

“A realização dessa Conferência Nacional foi um marco na história do país, trazendo possibilidades grandiosas e reais para uma melhor qualidade de vida dos povos do campo. O Documento final será a base para construção da Política Nacional de Desenvolvimento Rural - PNDR, a ser instituída pelo Governo Federal, beneficiando os povos do campo, incluindo as regiões semiáridas bem como os povos da floresta e do mar", afirmou o professor Marcos Barros de Medeiros da UFPB - Bananeiras que participou como delegado.

Segundo o Professor Marcos, a construção das propostas teve início em maio deste ano, com a realização das conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, temáticas, estaduais e distrital. A mobilização teve como resultado a apresentação inicial de 11,3 mil sugestões. Desse montante, os encontros estaduais encaminharam 1.080 propostas para a Comissão Organizadora Nacional da conferência. Dentre os avanços estão a instituição de cotas de 50% das vagas para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para mulheres, a fixação de cotas para o ingresso dos jovens e agricultores nos cursos universitários agrários, a criação do bolsa permanência dos jovens no campo, a ampliação do ensino a distância e a instituição dos Centros Universitários de Ciências do Campo.

Contatos pelo telefone: (83) 3367-1200- ramais 2268 e 2260.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHSA