Congresso nacional debate gestão ambiental e sustentabilidade

O Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, será o palco da edição do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Congestas 2015). O evento será realizado no auditório da Reitoria, desta quarta-feira (9) até sexta-feira (11).

O Congestas 2015 tem como objetivo debater a importância da gestão ambiental para a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente justo para esta e para as próximas gerações, com enfoque para a crise ambiental que passa o planeta.

Apoiam o Congresso: Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rede Paraibana de Educação Ambiental (REA-PB), Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária (GETEC) e de outros órgãos.

Segundo Ronilson Paz, coordenador do evento, a palestra de abertura será feita pela professora Jacqueline Guerreiro da Universidade Cândido Mendes e Facilitadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), enfocando o tema: Descentralização da Gestão Ambiental no Âmbito Municipal.

Durante o evento terá mesas-redondas, palestras, apresentações de painéis, exposições de livros. Já foram aprovados mais de 217 trabalhos, divididos em 14 eixos temáticos (ET), sendo 24 no ET-01 - Gestão Ambiental; 5 no ET-02 - Gestão de Áreas Protegidas; 38 no ET-03 - Gestão de Resíduos Sólidos; 7 no ET-04 - Gestão Ambiental em Saneamento; 22 no ET-05 - Meio Ambiente e Recursos Naturais; 1 no ET-06 - Recuperação de Áreas Degradadas; 17 no ET-07 - Tratamento de Efluentes Sanitários e Industriais; 20 no ET-08 - Recursos Hídricos; 10 no ET-09 – Energia; 3 no ET-10 - Direito Ambiental; 2 no ET-11 - Poluição do Ar; 1 no ET-12 - Poluição Sonora; 37 no ET-13 - Educação Ambiental; e 30 no ET-14 - Outros.

“Todos os trabalhos completos e resumos aceitos para apresentação serão publicados em meio digital nos Anais do Congestas 2015 (ISSN 2318-7603) e se encontram no site do evento para confirmação”, finalizou o coordenador.

Para mais informações: http://eventos.ecogestaobrasil.net/congestas2015/; telefone: (83) 3216-7874.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria