Consepe da UFPB discute o novo calendário para o ano de 2015

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou um novo calendário, depois dos mais de 130 dias de greve dos professores e técnico-administrativos da instituição. O calendário ainda depende da aprovação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que irá se reunir nesta quarta-feira (14), na sala da Secretaria dos órgãos Deliberativos Superiores (SODS) no prédio da Reitoria, Campus de João Pessoa.

De acordo com a proposta da Coordenação de Escolaridade (Codesc), as aulas do semestre 2015.1 começaram nesta terça-feira (13) e vão até o dia 18 de dezembro, quando termina o primeiro período. Já o segundo período de 2015, de acordo com a Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Ariane Sá, a instituição irá apresentar na reunião do Consepe duas propostas para repor o período nos Campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras, que são nas datas de 18 de janeiro e 15 de fevereiro, respectivamente.

O recesso acontece entre um período e outro e nas festas de fim de ano. “Os alunos podem ficar tranquilos porque a instituição vai repor os 54 dias letivos que faltam para completar o primeiro período”, afirmou Ariane Sá.

Segundo Ariane Sá, além destas duas propostas da Pró-Reitoria de Graduação, o Consepe irá avaliar também uma proposta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que indica o dia 1º de fevereiro como início das atividades do período 2015.2.

Ariane Sá explicou ainda que, a UFPB irá cumprir os princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, que estabelece 200 dias no ano letivo; pelo Regulamento Geral da Graduação de 2015 e pelos direitos trabalhistas das férias dos professores que estabelece 45 dias de descanso.

Por outro lado, com relação ao Campus do Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto), o Consepe também irá apreciar as propostas. Neste Centro a conclusão do período vai ser relativo ao 2014.2. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) está montando um calendário avaliado pelos conselheiros que não atrapalhe a conclusão do semestre.

“Caso essa proposta seja aprovada pelo Consepe, não vai haver prejuízo para a qualidade do ensino na instituição. Teremos um período de 15 dias simultâneos para a colação de grau e matrículas para um bom andamento do semestre 2015.2”, esclareceu Ariane Sá.

Outras informações e esclarecimentos no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3216-7137.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo