O consultório oftalmológico móvel que deverá atender ao público escolar iniciou as atividades nesta quarta feira, no Centro de Ciências da Saúde da UFPB, com a presença de profissionais da saúde e da reitora Margareth Diniz.
O consultório integra o Projeto Saúde nas Escolas, dos ministérios da Saúde e da Educação e proporciona, inicialmente, a consulta básica e o fornecimento de óculos para estudantes das escolas do município de João Pessoa.Ele deverá estender, também com iniciativas relativas à saúde bucal, seu atendimento aos vários municípios do Estado da Paraíba.
De acordo com Isabella Queiroga, coordenadora do Centro Oftalmológico do Hospital Universitário (Cerof), “o objetivo é proporcionar atendimento oftalmológico aos estudantes (crianças e jovens), prioritariamente, nos locais onde não existe uma cobertura à saúde satisfatória”. O consultório oftalmológico estará funcionando para atendimento ao público escolar da cidade de João Pessoa como projeto piloto. “O consultório estará funcionando em sua plenitude quando da contratação de quatro profissionais especialistas em oftalmologia”, observa Isabella Queiroga.
Após a contratação dos especialistas para atuarem no atendimento oftalmológico pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o consultório deverá ampliar seu raio de atuação em 100 quilômetros e, em seguida abrangerá todo o Estado da Paraíba, esclareceu Ângelo Brito, diretor adjunto do Hospital Universitário.
Segundo Brito, o Projeto Saúde na Escola, do Governo Federal, integra um arcabouço de medidas relativas à saúde da população. “Pesquisa realizadas pelos ministérios da Saúde e da Educação apontaram os problemas bucais e oftalmológicos com co-responsáveis pela repetição escolar e o Projeto deverá minimizar estas ocorrências”, ponderou Ângelo Brito.