Controle Interno divulga nota sobre eleições e auditoria no HU

Coordenação de Controle Interno da UFPB lança comunicado à comunidade acadêmica afirmando sua independência diante do processo sucessório da UFPB

A Auditoria Interna, denominada Coordenação de Controle Interno (CCI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou um comunicado à comunidade acadêmica esclarecendo seu posicionamento frente às eleições para Reitoria da UFPB. O comunicado, assinado pelo auditor Sérgio Ricardo Figueiredo de Souza, coordenador do Controle Interno, posiciona-se sobre a determinação da Reitoria de instalar uma auditoria  no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Afirmando que a equipe da CCI é composta por auditores concursados, “com respeitável formação acadêmica e valores éticos”, o comunicado diz que “jamais este órgão de Controle Interno foi e nem será instrumento de manobra política, seja por parte da Administração ou por qualquer corrente política que se denomine oposição”. Leia o comunicado na integra.

C O M U N I C A D O

Ao tomarmos conhecimento sobre comentários de alguns candidatos postulantes ao Cargo de Reitor da UFPB, sobre a determinação do atual Reitor de instalar uma auditoria no Hospital Universitário Lauro Wanderley-HULW com intuito de intimidar determinado candidato, sentimos no dever de prestarmos os seguintes esclarecimentos:

1. A Auditoria Interna da UFPB, denominada Coordenação de Controle Interno-CCI, é o órgão técnico de controle da Universidade Federal da Paraíba que funciona junto ao Conselho Universitário;
  2. A Coordenação de Controle Interno vincula-se à orientação normativa e supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, prestando apoio aos órgãos e unidades que o integram, conforme prescreve o Art.15 do Decreto nº 3.591/2000;
  3. Compete a Coordenação de Controle Interno, subsidiar os Conselhos Superiores e o Dirigente Máximo, fornecendo informações que visem auxiliar nas tomadas de decisões;
  4. A Auditoria Especial realizada recentemente por esta Coordenação de Controle Interno no HULW, foi decorrente de uma denúncia do conselheiro José Rômulo Batista Xavier durante uma reunião ordinária do Conselho Universitário, onde demonstrou preocupação quanto aos elevados gastos de terceirização de pessoal naquela Unidade.  Com a realização da auditoria, realmente foi constatado o  aumento das despesas com terceirização, bem como outras irregularidades, inclusive ocasionando a não renovação do contrato com a Empresa que terceiriza o pessoal da atividade meio do HULW;
  5. Jamais este órgão de Controle Interno foi e nem será instrumento de manobra política, seja por parte da Administração ou por qualquer corrente política que se denomine oposição;
  6. A equipe que integra esta Coordenação de Controle Interno é composta por auditores concursados, todos com respeitável formação acadêmica e valores éticos, jamais se envolvendo em questões políticas, atuando de forma isenta, comprometidos em verificar o cumprimento da boa e regular aplicação dos recursos públicos pelas unidades gestores que integram a UFPB, seja em cumprimento ao Plano Anual de Auditoria Interna (aprovado pelo Conselho Universitário e pela Controladoria Geral da União-CGU) ou através de qualquer denúncia formalmente encaminhada ao órgão.

Diante do exposto, pedimos aos candidatos à Reitoria da UFPB que  não envolvam o nome da Coordenação de Controle Interno (Auditoria Interna) em discussões e debates políticos, como forma de preservar a independência e a seriedade que sempre norteou o trabalho desta Coordenação.

Finalizando, para refletir:

“ O Gestor Público que não valoriza, não apoia o trabalho da sua Auditoria Interna, ou é mal informado ou está mal intencionado”

Sérgio Ricardo Figueiredo de Souza

Auditor