Coordenador do Prodema segue para o México em missão de trabalho

O professor Reinaldo Lucena, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), embarca para o México na próxima semana, para a concretização de convênios pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O pesquisador celebrará acordos de intercâmbio com a Universidade de Guerrero (Acapulco), com o Instituto Tecnológico Superior de San Miguel El Grande (Oaxaca) e com o Instituto Tecnológico Federal do México (Cidade do México). A rotina de palestras de apresentação da UFPB e de reuniões durará um mês.

Lucena também visitará sete campi do Colégio de Postgraduados, instituição de ensino superior dedicada às ciências agrícolas, com a qual a UFPB formalizou convênio e termo de cooperação acadêmica/científica em 7 de março. “O diferencial desse convênio é que ele permitirá intercâmbios de estudo e pesquisa não somente para alunos e professores, mas também para os técnicos-administrativos da UFPB”, destacou o coordenador do Prodema.

Na ocasião, o professor Oliverio Hernandez, representante do Colegio de Postgraduados, ressaltou que a iniciativa é igualmente positiva para as comunidades rurais, porque possibilita que pequenos produtores dos dois países participem do intercâmbio, a fim de conhecer e disseminar experiências exitosas em agricultura.

No registro fotográfico da assinatura, de pé, à partir da esquerda, o assessor da UFPB para assuntos internacionais José Antonio Rodrigues da Silva, a professora do Prodema Alicia Fernandes Gonçalves, a professora do CCSA Victoria Puntriano Zuniga de Melo, o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros, a pró-reitora de pós-graduação Maria Luiza Mayer Feitosa e o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho. Sentados, o professor Oliverio Hernandez, a reitora Margareth Diniz e o professor Reinaldo Lucena.

A gestora da UFPB comemorou a iniciativa. "Esse convênio foi mais um passo decisivo dentro da estratégia de internacionalização da UFPB, para conduzi-la a patamares mais elevados de reconhecimento por outras instituições e em outros países", declarou Margareth.

No Colégio de Postgraduados, Reinaldo Lucena também participará, como convidado de honra, da cerimônia de colação de grau da terceira geração de turmas de diplomados em tecnologia superior, no dia 7 de abril.

ACS | Rita Ferreira