Copac/PRAC capacita bolsistas para registros de projetos de extensão no Sigaa

ImprimirImprimir

A Coordenação de Programa de Ação Comunitária (Copac) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu evento de boas-vindas e capacitação aos estudantes envolvidos nos mais de 600 projetos recém-selecionados pelo Edital do Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2018).

 

O I Encontro de Discentes Bolsistas do Probex foi realizado em duas turmas, na manhã e na tarde do dia 22 de março, respectivamente no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no Auditório da Reitoria, ambos no campus I da UFPB, em João Pessoa.

 

Segundo a coordenadora da Copac, Marçonília Arnoud, a principal intenção do evento foi qualificar os bolsistas para evitar falhas nos registros dos projetos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Ela relatou que ainda são muito recorrentes erros técnicos, tanto na submissão dos projetos quanto, principalmente, no registro adequado das cargas horárias e do percentual dos objetivos atingidos em cada atividade do plano de trabalho do projeto no Sigaa, dados esses fundamentais para a elaboração do relatório final. Dos cerca de 500 projetos de extensão executados por meio do Probex no ano passado, há mais ou menos 400 que precisam de correções, para serem finalizados formalmente.

 

“Percebemos que os esforços se concentram mais na concepção e na execução do projeto de extensão. Mas detalhes técnicos são importantes para comprovar que as exigências do edital foram atendidas. Como os estudantes têm mais familiaridade com as novas tecnologias, resolvemos capacitá-los para auxiliar as coordenações dos projetos na gestão da equipe executora e de participantes”, explicou a coordenadora. Três alunos do curso de Ciência da Computação foram contratados pela Copac para criar um aplicativo para identificação de pendências em projetos por Centro de Ensino, para facilitar a dinâmica dos trabalhos.

 

 

Atribuições

 

De acordo com a Copac, são atribuições específicas dos bolsistas do Probex 2018, entre outras, participar da execução do projeto com dedicação de 20 horas semanais; cumprir com as atividades discriminadas no Plano de Trabalho cadastrado pelo coordenador do projeto no Sigaa; elaborar o relatório final e entregar ao coordenador que, por sua vez, deverá incorporar, como anexo (em PDF), no Sigaa, na data definida em edital. Devem, também, preencher e enviar o Relatório Final disponível no Sigaa, e apresentar, obrigatoriamente, os resultados alcançados e/ou propostos das atividades no XIX Encontro de Extensão (ENEX), promovido pela PRAC e previsto para novembro de 2018.

 

Além disso, são os bolsistas que auxiliam os coordenadores de ações no cadastramento dos planos de trabalhos dos discentes bolsistas e dos voluntários; verificam e ajustam cargas horárias da Equipe Executora do Projeto, por meio do plano de trabalho e do gerenciamento da equipe; promovem ajustes nas cargas horárias da Equipe Executora; e auxiliam os coordenadores de ações a adicionarem membros à equipe organizadora dos encontros e seminários para a apresentação dos projetos, aprovados por Centro, que ocorrerão até 20 de junho.

 

Como motivação, os estudantes bolsistas têm direito à bolsa remunerada, seguro, declaração de participação no projeto e certificação na conclusão, que poderá dispensar créditos de conteúdos flexíveis, a depender do projeto pedagógico do seu curso. Além disso, participam no ENEX, por meio de publicação científica e apresentação do projeto, concorrendo ao Prêmio Elo Cidadão, e também do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitário (CBEU), cuja inscrição segue até o dia 2 de abril.

 

 

Extensão

 

Neste mês de março, a UFPB aprovou 621 projetos de extensão para serem executados ao longo deste ano, durante dez meses, de março a dezembro, a partir do Edital do Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2018) da PRAC.

 

A pró-reitoria recomenda que os projetos aprovados sem bolsa tenham sua execução vinculada ao Edital de Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex 2018), em vigência desde 2 de janeiro, com o intuito de tentar levantar recursos. A solicitação deve ser feita à Copac/PRAC, através do e-mail: secretariacopac@hotmail.com.

 

A coordenadora da Copac/PRAC, Marçonilia Arnoud, informa que, até o final deste mês, será divulgado o Edital UFPB No Seu Município 2018, para projetos nas áreas de educação, cultura e saúde, que deverão ser desenvolvidos em parceria com os municípios paraibanos. Ao todo, serão oferecidas mais de 80 bolsas e as iniciativas terão sete ou oito meses para serem colocadas em prática.

 

Para a Copac, são objetivos da Extensão Universitária a democratização do conhecimento, a instrumentalização do processo dialético teoria/prática, a promoção da interdisciplinaridade, a participação efetiva da comunidade na universidade, a visão integrada do social e a relação transformadora entre a universidade e demais instâncias sociais.

 

 

Fonte: 
ACS | Pedro Paz
Compartilhar: