Coral Gazzi de Sá da UFPB realiza recital em homenagem ao maestro Tom K

O coral Universitário Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre a temporada 2017 com concerto intitulado “RECITAL BIS”, em homenagem aos 40 anos de atividades musicais do maestro Tom K. O evento, com direção cênica da teatróloga Eleonora Montenegro, ocorre na terça-feira (13), a partir das 20h, na Igreja São Francisco, em João Pessoa e contará com a regência do homenageado.

O maestro titular do coral, Eduardo Nóbrega, informou que o concerto será em homenagem à carreira musical do maestro Tom K que este ano está se aposentando das atividades acadêmicas da UFPB e comemorando 40 anos de atividades musicais. “Tom K é uma referência em todo Brasil e já registrou mais de 150 arranjos para coral. Este ano ele se despede do nosso convívio acadêmico, e estamos fazendo essa singela homenagem para registrar nossa gratidão por tudo que ele fez em prol do canto coral no nosso Estado, e nada mais justo que o coral seja regido por ele, além do mais todas as peças que serão apresentadas têm arranjos dele”.

De acordo com Tom K, este recital intitulado BIS (Breve, Intenso e Simples) foi pensado originalmente para ser um recital ecológico. “Cheguei à conclusão que falar em ecologia é falar de amor; amor pelo planeta (fauna, flora, recursos minerais e hídricos etc.), mas também é amor pelas pessoas que aqui vivem (diferenças, singularidades, paixões, sonhos e fantasias), podemos estender o amor por alguma causa (artes, ciência, religião, futebol, política ou seja à própria vida)”, explicou o maestro.

O recital será dividido em três partes, a primeira começa falando da lua, astro que regula águas e mágoas. Segue a soberba Terra planeta água; a plenitude do mar com seus mistérios, encantos e perigos dados por Caymmi; Cio da terra, remete ao labor e entendimento das fases propícias para o cultivo dos alimentos, assim como, Refazenda fala da transformação que a raça humana impõe ao planeta, e a primeira parte encerra com um canto à Oxalá, que evoca as figuras de Yemanjá, rainha do mar, e de Omulú (Obaluayê), orixá da saúde. A segunda parte segue com Infinita paixão, o auge da felicidade e do desespero de quem vive um grande amor.

Já a terceira parte sofre a influência das grandes paixões que costumam imbuir de algum sonho impossível pelas causas da paz, liberdade e igualdade; quem acredita e luta por essas causas muitas vezes se vê diante de um “Bicho de sete cabeças”; por fim 'Pra não dizer que não falei das flores' conclama todos a caminhar seguindo a canção braços dados ou não pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

O coral conta com a participação de 50 integrantes; preparação vocal, Giovanna Maropo; correpetição de Leonan Braga e participação especial dos músicos, Romário dos Santos (sanfona); Filipe Jonhne (guitarra) e João Victor (percussão).

Quem é Tom K

O maestro Tom K é bacharel em música pela UFPB, possui especialização em música do século XX pela UFPB e mestrado em regência coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem três livros de composições para coro publicados pela UFPB, além de mais de 150 arranjos de música popular cantados por vários corais de todo o Brasil. Foi por 10 anos chefe do Departamento de Educação Musical da UFPB, onde leciona as disciplinas de Regência, Violão, Linguagem e Estruturação Musical, História da Música, Harmonia e Análise. É membro fundador do Compomus (Laboratório de Composição Musical da UFPB) e coordenador musical do Coral Universitário. O maestro Tom K foi por 10 anos regente do Coro Sinfônico da OSPB e do coral da APCEF. Entre suas publicações constam: Toré dos mestres (arranjos para coro em forma de suíte sobre temas do culto da Jurema de Alhandra); Música sacra para coro (composições para coro a capella sobre temas sacros) e Oratório do rio (composição para coro e instrumento sobre poema homônimo de Hildeberto Barbosa).

Confira a programação:

Recital BIS

1. Lua, lua (Caetano Veloso: arr.Tom K)

2. Planeta água (Guilherme Arantes: arr.Tom K)

3. Pot pourri Caymmi (Dorival Caymmi: arr. Tom K)

4. Cio da terra Chico Buarque/Milton Nascimento: arr.Tom K)

5. Refazenda (Gilberto Gil: arr.Tom K)

6. Meu Pai Oxalá (Vinicius de Moraes/ Toquinho: arr.Tom K)

7. Infinita paixão (João de Arimatéia: arr.Tom K)

8. Sonho impossível (Chico Buarque/Rui Guerra: arr.Tom K)

9. Bicho de sete cabeças (Geraldo Azevedo/Zé Ramalho/Renato Rocha: arr.Tom K)

10.Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré: arr.Tom K)