CPA/UFPB convida a comunidade universitária para debater avaliação institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida a comunidade universitária para debater avaliação institucional no I Fórum das CPA's da Paraíba e no III Encontro das CPA's do Nordeste, que ocorrerão simultaneamente nos dias 13 e 14 de agosto, no Auditório da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

Os eventos discutirão, no formato de mesas redondas, os novos instrumentos de avaliação, seus reflexos no meio acadêmico e na sociedade e a importância desses mecanismos para aperfeiçoar o ensino, a pesquisa e a extensão, a partir da apresentação de experiências por representantes de instituições públicas e privadas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário disponível neste link.

Importância das avaliações

“As autoavaliações de uma instituição de ensino e as avaliações de seus cursos, realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), são significativas porque, através delas, é possível reconhecer determinada realidade e, a partir disso, planejar e atuar para melhorar o que funciona bem e os pontos que necessitam ser revistos. Somente assim é possível crescer, se desenvolver e atender, cada vez mais, às demandas sociais”, garante Mônica Palitot, presidente da CPA/UFPB, que organiza os eventos.

Para a gestora, mais do que nunca, é preciso instaurar uma cultura de avaliação na UFPB. Somente neste semestre, quase dez cursos da instituição foram avaliados pelo MEC. Em momentos como esse, a CPA orienta e dá suporte aos coordenadores. “Mas ter boas avaliações é responsabilidade de todos. Por isso, é imprescindível que diretores de Centros de Ensino, chefes de departamento, coordenadores de curso, técnico-administrativos, alunos e comunidade externa participem”, esclarece Mônica Palitot.

Em uma avaliação de curso, profissionais do MEC utilizam instrumentos para analisar estrutura física, politica pedagógica e corpo docente, entre outros fatores. Recentemente, houve mudanças nesses instrumentos. “Durante os eventos, detalharemos as alterações”, assegura Mônica. Ela também alerta que a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), passará a contar na avaliação dos cursos. “Os alunos precisam entender que a participação deles é essencial. O Enade é componente curricular obrigatório. Por isso, quase todo mundo comparece, mas muitos deixam a prova em branco”, critica.

Mônica Palitot explica que, ao final dos encontros das CPAs, os participantes formularão uma proposta de avaliação única para as instituições da Região Nordeste, a ser enviada ao MEC. “Nossas questões locais e necessidades específicas devem ser consideradas nessas avaliações. Enquanto o MEC a estuda, pretendemos usá-la de modo informal, como um modelo para as nossas próprias autoavaliações”, diz. A ideia é que o projeto também sirva de parâmetro para reflexões e eventuais comparações entre as instituições de ensino da Região.

A CPA/UFPB é um órgão autônomo da instituição que tem o objetivo de assegurar a implantação, a operacionalização e o acompanhamento do Programa de Avaliação Institucional. A participação da comunidade universitária nos processos de avaliação é fundamental porque os resultados embasam as decisões de gestão e o planejamento institucional, a fim de viabilizar permanente melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão ofertados pela UFPB.

Confira, a seguir, a programação do I Fórum das CPA's da Paraíba e do III Encontro das CPA's do Nordeste.

P R O G R A M A Ç Ã O

13 de agosto - segunda-feira

8h00-8h30 - Credenciamento

8h30-8h40 - Atração Cultural