Criação de Rede Plades Nordeste é discutida na UFPB

Na manhã de 31 de outubro, reuniram-se, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os representantes da Sudene, Marcelo Neves, e do Banco do Nordeste, Izidro Soares, o secretário estadual de turismo e desenvolvimento econômico Lindolfo Pires e os reitores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Rangel Júnior e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Nicácio Lopes, para assinar carta de intenções que formaliza a criação de uma rede que terá o desenvolvimento do nordeste como tema aglutinador.

A vice-reitora Bernardina Freire representou a UFPB na ocasião, acompanhada de pró-reitores e técnicos da instituição.

A proposta é criar a Rede Temática entre Instituições de Ensino Superior Públicas do Nordeste (RedePlades-NE), que terá por objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável da Região. A participação da Sudene e Banco do Nordeste na RedePlades se dá pela importância regional e financeira das instituições. A minuta do acordo será submetida às procuradorias jurídicas de cada órgão.

“As instituições de ensino são os locais adequados para tratar do desenvolvimento sustentável e as ações a serem aplicadas na nossa região”, afirmou um dos mebros da equipe técnica responsável pela proposta, o professor da UFPB Paulo Cavalcanti Filho.

A vice-reitora Bernardina Freire abriu a reunião falando sobre a importância da RedePlades para a UFPB. “Faremos todo o esforço necessário para que a RedePlades se efetive, pois é uma necessidade urgente para nos fortalecermos como Nordeste.”, avaliou.

Surgimento

A RedePlades-NE é um desdobramento das ações Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades), coordenado por Paulo Cavalcanti Filho desde 2016. O docente explica que o Plades nasceu de um acordo de cooperação entre UFPB e governo do estado da Paraíba, que acabou por congregar as demais instituições de ensino.

ACS | Lis Lemos