Cursinho Pró-Enem do CCHSA promove Ciclo de Palestras Sobre Cidadania

Cerca de 200 pessoas assistiram à primeira das oito palestras sobre Cidadania previstas para um ciclo promovido pelo Curso Preparatório Pró-Enem do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA). O evento aconteceu na noite de 8 de junho, no auditório do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) do CCHSA, campus III da UFPB, em Bananeiras.

A palestra foi proferida pela promotora de justiça Ana Maria Pordeus Gadelha, que abordou o tema Conhece-te a ti mesmo, para uma plateia composta por autoridades municipais, professores e estudantes. O foco foi o conhecimento como fonte de crescimento, transformação e sucesso profissional. A palestrante convidada, que também é engenheira mecânica e ex-professora da UFPB, tratou, entre outros conceitos, sobre ética, moral e legalidade. “Nem tudo que eu quero, eu posso; nem tudo que eu posso, eu devo; e nem tudo que eu devo, eu quero”, lembrou Ana Gadelha, em citação a um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella.

Na solenidade de abertura, compuseram a mesa, a partir da esquerda na fotografia: o representante discente Alisson Barbosa, o professor de geografia Luiz Carlos, a servidora Alexsandra Andrade, o coordenador do Pró-Enem Marcos Barros de Medeiros, a promotora de justiça e palestrante Ana Gadelha, a coordenadora pedagógica do Pró-Enem Maísa da Conceição Santos e o secretário de transportes de Belém, Zenóbio Carlo de Lima. Ao fundo, o mestre de cerimônia Wessyer Felipe Cândido de Souza.

A atividade foi realizada pelo Projeto de Extensão “Inclusão social de Alunos da Rede Publica - Educação Cultura e Direitos Humanos”, vinculado ao curso Pró-Enem do CCHSA. A próxima palestra do ciclo está prevista para a segunda quinzena de julho e será proferida pelo pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da UFPB, professor Orlando Villar.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografias fornecidas pelo Pró-Enem/CCHSA.