Cursinho Preparatório Pró-ENEM da UFPB Campus III completa 10 anos

O Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III, em Bananeiras realizou a solenidade de abertura e aula Inaugural 2016 do Cursinho Preparatório Pró-ENEM. Os eventos aconteceram nesta segunda-feira (9) e contou com a participação de 300 novos estudantes selecionados e 41 professores e apoio técnico envolvidos, entre bolsistas e voluntários, professores técnicos administrativos da UFPB e autoridades municipais.

A mesa diretora foi composta pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Orlando Vilar, representando a Reitora da UFPB, Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz; pelo Vice Diretor do CCHSA, Pedro Germano; e pelas representações dos Prefeitos dos Municípios de Dona Inês (a Secretária de Educação Ieda Freire) e de Bananeiras (Jarbas Sobreira Jr,) representando o Prefeito Douglas Lucena; e do Vereador Guga Aragão (Presidente da Câmara de Vereadores de Bananeiras).

A solenidade contou ainda com as participações da professora Luciene Laranjeiras, Coordenadora do Curso de Administração do CCHSA e do professor Marcos Barros de Medeiros, Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância e também Coordenador do Projeto. Foi realizada uma palestra sobre “Os avanços nos 10 anos do Cursinho Pró-ENEM/UFPB – Bananeiras: uma história de sucesso”, proferida pela Coordenadora Pedagógica do Projeto, a mestranda Andréia Santos de Lima, ex-aluna do Projeto, em 2008 e atual professora de redação.

Os 52 % dos participantes do Cursinho de Inclusão Social de Alunos da Rede Pública: Educação Cultura e Direitos Humanos – da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, em Bananeiras, tiveram aprovação em 29 diferentes cursos de graduação e superiores em tecnologia. Além da UFPB outras instituições receberam estudantes do projeto como Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a maioria por meio de Seleção do Sistema Unificado de Exame Nacional de Ensino Médio (SISU/ENEM).

Segundo o professor Marcos Barros de Medeiros, coordenador do projeto “esses resultados são decorrentes do forte compromisso e empenho e dedicação da equipe técnica, esta criteriosamente selecionada pelo crivo rigoroso de bancas examinadoras de professores da UFPB, e pelo entusiasmo dos alunos envolvidos, no foco de ingressarem numa universidade publica. Assim, este ano, vamos levar uma extensão universitária deste cursinho Pró-ENEM 2016 da UFPB Campus de Bananeiras a 19 municípios, por meio de Aulões aos sábados”.

O cursinho Pró-ENEM funciona desde 2007 (no inicio era pré-vestibular) e nesses10 anos vem ajudando na realização na vida das pessoas, afirmou ainda a Coordenadora Pedagógica Licenciada em Ciências Agrárias, Andréia Santos.

O projeto, que em anos anteriores teve auxílio do Programa de Apoio a Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), entre 2013 e 2016 contou com o auxilio financeiro da Reitoria da UFPB e já beneficiou diretamente 2.320 estudantes de 19 municípios das microrregiões do Curimataú Ocidental, Brejo e Piemonte da Borborema. O projeto conta com recursos e bolsas da Reitoria da UFPB, que voltou a ser contemplado em 2016 com duas bolsas do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB) e duas bolsa-auxilio concedida pela Direção do CCHSA. O projeto tem ainda apoio e infraestrutura do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN).

Em 2013 foram ofertadas 160 vagas. Em 2016 o projeto oferece 300 vagas para 26 semanas de aulas Pró-ENEM iniciadas nesta terça-feira (10). Este ano contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), tendo sido anunciado pelo Pró-reitor de Extensão, Orlando Vilar a premiação dos 10 melhores alunos com uma comenda e medalha de honra, a editoração dos materiais didáticos pela PRAC/UFPB e a realização mensal de eventos socioculturais e de educação popular tais como apresentações de atrações de danças, teatro, teatro de bonecos, literatura de cordel e musica.

A Secretaria do Cursinho Pró-ENEM/UFPB - Bananeiras funciona nos expedientes tarde e noite e nas dependências do pavilhão de aulas do Campus III da UFPB, no Bloco professor Alcides Marcelino de Oliveira Filho.

Mais informações pelos telefones (83) 3367-5282, 3367-5262 ou ramais 5282 e 5262; e-mail: cursinhopeoenem2016@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria