Curso de Cinema da UFPB faz palestra sobre Cinematografia

“Olhar, Ver, Gravar” é a temática do evento que será ministrada pelo cineasta carioca Carlos Ebert, nesta terça-feira; a conferência tem entrada franca

O Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a palestra “Olhar, Ver, Gravar”, que será ministrada pelo diretor de cinema Carlos Ebert. O evento acontecerá nesta terça-feira (16), das 9h às 12h, no Auditório do Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc). Podem participar alunos de cinema, comunicação social e mídias digitais, servidores da UFPB e pessoas interessadas na arte do fazer cinematográfico. A entrada é gratuita. O espaço só comporta 40 vagas.

Segundo Carlos Ebert, a palestra é uma abordagem multidisciplinar que pretende modificar a forma com que o cineasta se expressa visualmente através das imagens em movimento. “São informações que permanecerão como referências para todos aqueles que lidam com o audiovisual na atualidade em todos os seus suportes e mídias”, comentou.

Ainda de acordo com o palestrante, ele vai tentar responder o que acontece por trás dos olhos, imediatamente, antes de posicionar a câmera, enquadrar, focar e gravar. “Tornar o processo consciente, longe de inibir a criatividade, alimentá-la com saberes que a ampliam, por abarcarem outros campos do conhecimento que, até então, permaneciam fora do processo criativo”, disse.

Mais informações (83) 3216-7999

Carlos Ebert

Nascido em 1946, na cidade do Rio de Janeiro, Carlos Ebert é diretor e fotógrafo de cinema, televisão e publicidade. Estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cinema, na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. No cinema, foi diretor de fotografia do filme “O bandido da luz vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla. Fez também fotografias para televisão, como a de “O povo brasileiro” (2000), ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)