Curso de Fonoaudiologia da UFPB conquista cinco prêmios em evento internacional

O curso de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPB foi um dos destaques no XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia que ocorreu em Salvador recentemente.

O sucesso se deve aos 5 prêmios que o curso ganhou em diversas categorias durante o evento.

No prêmio "Melhor Campanha da Voz de 2015", na categoria Instituição de Ensino, o curso de Fonoaudiologia conquistou o 1º lugar com o trabalho Seja Amigo da Sua Voz: Campanha Municipal do Dia Mundial da Voz em João Pessoa, organizado pelo Laboratório Integrado de Estudos da Voz com a coordenação das professoras Anna Alice Almeida e Maria Fabiana Bonfim.

O curso ainda levou o 1º lugar no prêmio "Melhor Campanha de Linguagem de 2015“ com a I Semana de Atenção à Gagueira da Universidade Federal da Paraíba, coordenada pela professora Hertha Albuquerque.

No prêmio "Melhor Campanha de Motricidade Orofacial de 2015", a UFPB ficou na 2ª colocação com o trabalho de fortalecimento do teste da linguinha na rede de atenção à saúde da cidade de Juripiranga no interior paraibano. A ação foi coordenada por Ivonaldo Lima e Rafael Bandeira.

O curso foi também premiado na categoria Excelência Fonoaudiológica com o trabalho científico “Comportamento de autorregulação e sintomas vocais”, de Anna Alice Almeida e Mara Behlau. O estudo foi desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Além disso, a UFPB ganhou menção honrosa no estudo científico “Acurácia das medidas de entropia e energia da transformada wavelet na avaliação de vozes infantis”, de Mikaelle Oliveira Santos, Leonardo Wanderley Lopes, Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa e Suzete Élida Nóbrega Correia. Esse trabalho foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Ascom UFPB - Débora Freire