Curso de Relações Internacionais recebe visita do MEC

ImprimirImprimir

Objetivo é fazer uma avaliação das diretrizes da graduação para reconhecê-lo e validar o curso; representantes do MEC fazem inspeção até esta terça-feira (3)

 

A Comissão Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC), representada pelos professores Karl Henkel e Claudia Forte, está fazendo uma inspeção, durante esta segunda e terça-feira (dias 2 e 3), para avaliar o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo é reconhecer o cumprimento das diretrizes de qualidade estabelecidas pelo MEC. O processo envolve docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes e inclui reuniões específicas com esses segmentos, que ocorrerão nesta segunda-feira (2), às 18h e 19h, na Sala de Reuniões do CCSA, Campus de João Pessoa.

 

De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais da UFPB, professor Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat, a visita do MEC é muito importante, no sentido da valorização da graduação, dos diplomas, entre outros. “Nosso intuito é reconhecer o curso para que possamos valorizar os nossos alunos, professores e até os servidores. É uma oportunidade única”, ressaltou. Dentre outros elementos do processo avaliativo, os especialistas vão analisar também a estrutura administrativa e física do curso, assim como o projeto pedagógico.

 

Avaliação

 

O MEC avalia o curso de acordo com os seguintes requisitos: coordenador e corpo docente devem ter formação na área; qualificação docente; projeto acadêmico-pedagógico; e as instalações e outros recursos de infraestrutura. Além disso, é feita uma reunião com os alunos e servidores técnico-administrativos que fazem parte do curso.

 

Curso

 

O curso de Relações Internacionais da UFPB foi criado no ano de 2010, no âmbito da expansão das graduações promovidas pelo Reuni, do governo federal. RI é a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas de política, economia, social, militar, cultura, comércio e Direito. Analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior. Promove também entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais ou multinacionais.

 

Mais informações (83)3216-7451. 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)
Compartilhar: