Curso de Rugby em cadeira de rodas será ministrado na UFPB

Promovido pelo Departamento de Educação Física neste sábado e domingo, destina-se a formação de profissionais que desejam atuar nesta modalidade

O Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, em João Pessoa, realiza neste sábado (10) e domingo (11), um curso de Rugby em cadeira de rodas. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com a professora Elaine Cappellazzo Souto, que está à frente da organização do evento, podem se inscrever estudantes e profissionais do ramo da Educação Física, seja da UFPB ou não.

O curso se destina a capacitação e formação de profissionais que desejam atuar com esta modalidade esportiva. As aulas serão ministradas por atletas da Seleção Brasileira, e o Departamento de Educação Física da UFPB já adquiriu as cadeiras de rodas necessárias.

Segundo Elaine Cappellazzo Souto, quarenta pessoas já se inscreveram e ainda restam em torno de vinte vagas. As inscrições podem ser feitas tanto no Departamento de Educação Física da UFPB, no campus I, João Pessoa, como pelo telefone (83) 8772-3251.

O que é
O rugby (rúgbi no português) é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol foi chamado anteriormente de "futebol-rúgbi" ou "futebol-râguebi". Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze (em inglês: rugby union). Em seguida, está o Rugby League (com 13 atletas) e a sua variação olímpica, o de sete. Além dessas variações, ainda há o rúgbi de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias