Curso Pró-Enem do CCHSA matricula 376 alunos em 2017

Em solenidade e aula inaugural, ocorridas em 3 de abril, os quase 400 ingressantes na edição 2017 do curso Pré-Enem receberam as boas-vindas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III, em Bananeiras.

Participaram do evento, representantes da UFPB, autoridades municipais, os novos estudantes e os cerca de 50 integrantes do corpo técnico, entre professores, técnico-administrativos, bolsistas e voluntários, destacando-se a presença também da servidora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Alexsandra Andrade, que colaborou no apoio operacional.

A mesa de honra foi composta pelo representante da reitora da UFPB Margareth Diniz, coordenador do curso de Ciências Agrárias a distância da UFPB e coordenador do Pró-Enem, professor Marcos Barros de Medeiros; a prefeita de Borborema, Gilene Cândido; a prefeita de Duas Estradas, Joyce Renaly Félix; o representante da prefeitura de Cacimba de Dentro, professor Iran Oliveira; a representante do Ministério Público, promotora de justiça Ana Maria Pordeus Gadelha; o vice-prefeito de Bananeiras, Augusto Carlos Aragão Filho; a vice-prefeita de Riachão, Maria da Luz dos santos Lima; o chefe de gabinete de Borborema, Dorgival Pereira Lima; e os secretários municipais de Educação, Genival Azerêdo (Bananeiras) e Janileide Gomes (Borborema).

Registrou-se, ainda, a presença da coordenadora do curso presencial de Ciências Agrárias Jussara Ellen de Morais Frazão; da vice-coordenadora do curso a distância de Ciências Agrárias Aiene Fernandes Rebouças; do coordenador de ensino do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN/UFPB) Alex da Silva Barbosa; e da coordenadora pedagógica do Cursinho Pro-Enem Maísa da Conceição Santos.

Na ocasião, o coordenador do Pró-Enem Marcos Barros de Medeiros proferiu palestra sobre a história de sucesso do cursinho preparatório de Bananeiras.

Sobre o Pró-Enem

O Pró-Enem é fruto do “Projeto de Inclusão Social de Alunos da Rede Pública: Educação, Cultura e Direitos Humanos”, realizado pelo CCHSA, com o objetivo de preparar jovens e adultos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto de extensão iniciou, em 2007, com 90 vagas e já beneficiou diretamente mais de 3.320 estudantes de 20 municípios paraibanos das microrregiões de Curimataú ocidental, Brejo e Piemonte da Borborema. Em 2017, o Pró-Enem oferece 350 vagas, perfazendo seis turmas, para um curso com duração de 26 semanas.

De acordo com Medeiros, “os resultados são fruto de um trabalho desenvolvido durante 11 anos e que não para de crescer, devido ao forte compromisso, dedicação e qualificação de nossa equipe técnica”. O coordenador do projeto comemora a expansão do projeto, neste ano, por meio de aulões aos sábados.

O projeto conta com recursos e auxílios financeiros a estudantes concedidos pela Reitoria da UFPB, compromisso reafirmado, pela reitora Margareth Diniz, para sua segunda gestão (2017-2020). É complementado com o apoio do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB), bolsas-auxílio concedidas pela direção do CCHSA e por apoio e infraestrutura fornecidos pelo CAVN. Recebe, ainda, contrapartida dos municípios beneficiados, com transporte escolar e fardamento custeados pelas prefeituras.

Neste ano, o projeto contará com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), mediante premiação aos 10 melhores alunos, editoração dos materiais didáticos e realização mensal de eventos socioculturais e de educação popular, tais como apresentações de música, dança, teatro e literatura.

Para comemorar o 11° ano de atividades, a coordenação do cursinho planeja uma semana de atividades culturais, que ocorrerão por ocasião das festas julinas, paralelamente à programação turística local, Caminhos do Frio de Bananeiras.

ACS | Rita Ferreira