Cursos da UFPB têm notas 4 e 5 no Enade-2017

“A UFPB teve um desempenho muito favorável nos resultados no Enade-2017’. A avaliação é da professora Ariane Sá, pró-reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela informou que entre os 51 cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dois tiveram nota 5, com destaque para os cursos de Ciências da Computação, no campus IV (Mamanguape e Rio Tinto) e Engenharia Civil, no campus I (João Pessoa).

Outras 11 graduações foram avaliadas com notas 4 e mais 24 tiveram nota 3, segundo informou a Pró-Reitora. Ela destacou que a prova do Enade é baseada em conhecimentos gerais e específicos e que a nota se refere ao preenchimento do questionário dos estudantes, ao comparecimento no dia da avaliação e às respostas dadas às questões da prova. “Cabe esclarecer que os estudantes não são obrigados a preencher adequadamente o questionário ou a responder a prova toda, podendo responder de forma geral e assinar a lista de frequência no dia da prova”, completou Ariane Sá.

A professora alertou que pelo fato dos estudantes não preencherem a prova, acaba repercutindo em uma eventual nota baixa do curso o que, muitas vezes, pode não refletir fielmente a realidade. No Enade - 2017, cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira (09), 10 cursos da UFPB obtiveram nota 2 e apenas quatro tiveram nota 1.

Marcus Alves - ACS UFPB