Cursos de pós-graduação da UFPB terão 80 vagas para servidores da instituição

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFPB) divulgou o resultado da Carta-Convite n° 1/2018, que selecionou propostas de reservas de vagas nos cursos de pós-graduação da instituição para servidores docentes e técnico-administrativos da universidade, no âmbito do Programa de Qualificação Institucional (PQI).

A PRPG informou que, entre as 29 propostas válidas recebidas, foram contempladas as de cinco programas de mestrado profissional, que ofertarão 40 vagas, e as de 15 programas de pós-graduação, que disponibilizarão 40 vagas em cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, totalizando 80 vagas destinadas aos servidores da UFPB no biênio 2018-2019.

Para custeio de cada aluno servidor, os programas receberão suporte financeiro no valor anual de R$ 2.500, com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Segundo a Carta-Convite, os responsáveis pelas propostas selecionadas deverão apresentar, até o dia 26 de abril, um plano de utilização desses recursos financeiros, considerando o disposto na Portaria Capes n° 156/2014. Poderão ser custeadas uma série de despesas correntes em elementos e atividades previstas na portaria, sendo vedado o uso para pagamento de hora-aula ou hora-orientação, entre outras determinações.

O PQI integra o Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores para 2018-2019, aprovado pelo Conselho Universitário da UFPB em 28 de fevereiro, e determina as estratégias para a formação e qualificação de servidores na UFPB. O objetivo principal do PQI é capacitar servidores docentes e técnicos, por meio da formação profissional, para atenderem às demandas plurais da universidade, que envolvem prioriariamente os processos de internacionalização institucional.

ACS | Pedro Paz