Cursos de Teatro e de Dança promovem Semana Cênica 2014

Esta edição acontece de terça-feira (18) até quinta-feira (20), no Campus de João Pessoa; as atividades incluem Oficina de Cavalo Marinho e Maracatu Rural

Roberta Casa NovaA cada final de semestre letivo do calendário acadêmico da UFPB, o Departamento de Artes Cênicas, responsável pelos cursos de Teatro e de Dança, realiza a mostra de resultados das disciplinas curriculares e pesquisas vigentes em um evento destinado a toda comunidade acadêmica e ao público em geral. A edição 2014 acontece desta terça-feira (18) até quinta-feira (20), nas dependências do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

Nesta terça (18) e quarta-feira (19), das 9h às 12h, acontece uma Oficina de Cavalo Marinho e Maracatu Rural, ministrada por Agnaldo Roberto da Silva, que também realizará uma aula-espetáculo intitulada “Do terreiro à cena”, às 20h da quarta-feira, mediada pela professora Carolina Laranjeira.

A mostra de resultados contará, dentre outras atividades, com a apresentação dos espetáculos de teatro de bonecos “João Poluição e Jardim de Mariquita" "Casamento Suspeito", sob orientação do professor Florismá Melo, a partir das 18h desta terça-feira (18). Para o segundo dia, estão previstas o experimento “Tribofe”, uma improvisação a partir do texto de Artur Azevedo, resultante da disciplina Interpretação I, ministrada pelo professor Osvaldo Anzolin.

No dia 20, será a vez dos resultados das disciplinas do curso de Dança, criado recentemente na UFPB, tendo início às 9h30 com Batcumdança, resultado da disciplina Experiências Sonoras e Criativas, sob orientação do professor Guilherme Schulze. No período da tarde, a partir das 14h, acontece a performance “Retalhos”, orientada pelo professor Victor D’Olive e Interpretação III, da professora Paula Coelho, ambas realizadas por alunos do curso de Teatro.

Ainda no último dia da programação, o destaque é para a apresentação da atriz e pesquisadora Roberta Casa Nova, que participa da Semana Cênica apresentando seu trabalho de conclusão do mestrado sobre os territórios cômicos do clown e do bufão em Artes do Espetáculo como bolsista do Programa Erasmus Mundus da União Europeia.

Roberta Casa Nova é integrante da companhia franco-brasileira L’inopinée e recentemente ministrou uma oficina de comicidade na cidade de João Pessoa, apresentará "Gazpacho: receitas clássicas", o que ela denomina como "um ato clownesco". A apresentação acontecerá às 20h, no Cine Aruanda (CCTA/UFPB). Logo em seguida será realizado um debate onde acontecerá o compartilhamento de seu processo de criação e a inserção dele na pesquisa acadêmica.

Sobre o trabalho que irá apresentar, a atriz afirma que “o prazer de atuar saboreando textos clássicos, dissociando-os de seu contexto para recriá-los sob uma lógica/ilógica clownesca própria, unido à vontade de falar de nosso irremediável encontro com a morte, me levou a pesquisar esse cruzamento entre o clown e a tragédia”. Assim, a obra contém trechos, frases e gestos de obras clássicas como Macbeth e Romeu e Julieta de William Shakespeare e até de autores do pós-guerra, como Samuel Beckett e Ionesco.

Roberta Casa Nova possui bacharelado em dança pela Unicamp e Mestrado em Artes do Espetáculo, onde desenvolveu pesquisa sobre os territórios cômicos do Clown e do Bufão, com a bolsa do Programa Erasmus Mundus da União Europeia. Cursou “Le Jeu, Clown e Bufão” na École Philippe Gaulier (Paris- França) através da Bolsa Funarte de Residência em Artes Cênicas 2010. Pesquisa a linguagem do clown há mais de 10 anos, estudando com mestres como: Cristiane Paoli Quito, Bete Dorgan, Silvia Leblon, Ésio Magalhães, Ricardo Pucceti (Lume) Leo Bassi (Espanha), Micheline Vandenpoel (Bélgica) e Angela de Castro (Londres).

A Semana Cênica, que é realizada desde 2009, vem cada vez mais se consolidando como um espaço de experimentação, formação de plateia e, sobretudo, ambiente de formação para os futuros profissionais das artes cênicas.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria