DEF/UFPB divulga calendário para matrícula em práticas esportivas

O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o calendário de matrículas para a prática de atividades esportivas no campus-sede, com aulas de 16 de julho a 30 de novembro. As modalidades ofertadas são hidroginástica, natação, natação para bebês, musculação, biodança, voleibol e artes marciais, em turmas mistas ou não, nos turnos da manhã, tarde e noite. As atividades são destinadas à comunidade em geral.

A matrícula dos que já participam das aulas deverá ser efetuada em 2 e 3 de julho e a de novatos será nos dias 5 e 6 de julho, das 8 às 12h, na secretaria do DEF, no campus de João Pessoa. Em ambos os casos, é preciso pagar taxa de R$ 60 por curso, através de Guia de Recolhimento da União (GRU). Assistidos por auxílios têm 50% de desconto. O número de vagas é variável e definido no final de cada bimestre, a depender das desistências.

De acordo com o secretário do Departamento de Educação Física (DEF), Marcílio Alcântara, em média, mil pessoas participam das atividades por semestre. As práticas são realizadas nos Parques Desportivo e Aquático do DEF, coordenadas por docentes e técnicos desportivos.

A assessora de extensão do DEF, Sandra Barbosa, explica que a dinâmica das matrículas tenta atender às demandas dos públicos interessados. “Há muitos idosos, por exemplo, e eles não dominam muito bem as novas tecnologias. Então, podem vir até a secretaria do DEF, para resgatar a GRU, pagar em alguma agência bancária ou casa lotérica, e voltar para se matricular. Não me lembro de já ter acontecido, mas indicaremos outro curso para alguém que pagar GRU para modalidade com vagas já esgotadas. É preciso acompanhar a disponibilidade”, explica.

Sandra Barbosa conta que há outros projetos de extensão com vagas abertas, entre eles: handball, vôlei de praia, kendo (prática japonesa com espada), goaball (exclusivo para deficientes visuais), ações de promoção à saúde para os pacientes do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), de cultura popular afro-brasileira e de saúde mental. “A ideia é melhorar a qualidade de vida dos participantes”, complementa a assessora.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do DEF ou pelo telefone (83) 3216-7030.

Confira, abaixo, a relação dos cursos, com horário e faixa etária:

Turno

Hidroginástica