Departamento de Fonoaudiologia realiza Campanha da Voz

ImprimirImprimir

Nesta terça-feira (16) serão realizadas atividades no horário das 8h às 17h, na Clínica-Escola de Fonoaudiologia, ao lado do Hospital Universitário, no Campus I

 

O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), juntamente com a representação local do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO 4ª Região), Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e Academia Brasileira de Laringologia e Voz, promoverão ações ao longo desta terça-feira (16), no horário da 8h às 17h, na Clínica-Escola de Fonoaudiologia, ao lado do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), para celebrar o Dia Mundial da Voz.

 

Serão realizadas atividades como panfletagem no Campus I da UFPB, em João Pessoa, triagem vocal realizada por fonoaudiólogos especialistas em Voz, exame laríngeo realizado por residentes de otorrinolaringologia e orientação sobre saúde vocal.

 

O “Dia Mundial da Voz” é uma iniciativa que nasceu no Brasil, em 1999, e que hoje é comemorado em todo o mundo. A voz, além de ser um dos principais instrumentos da comunicação, é uma importante ferramenta de trabalho para muitos profissionais como professores, radialistas, repórteres, apresentadores, vendedores, operadores de telemarketing, entre outros, constituindo-se também um veículo da emoção e da expressividade para cantores e atores.

 

A voz tem um valor na vida social e no próprio desenvolvimento do indivíduo, mas muitas vezes, os sintomas iniciais de um problema de voz não são valorizados, atrasando o diagnóstico de lesões laríngeas mais graves, como o próprio câncer de laringe, que é tratado com sucesso quando o diagnóstico é feito precocemente. A presença de rouquidão por um período superior a 15 dias é o principal sintoma de uma alteração laríngea, devendo-se, nesses casos, realizar avaliação vocal com um fonoaudiólogo especialista em voz e avaliação laríngea com o médico otorrinolaringologista.

 

Alguns cuidados para manter a voz saudável:

 

- Fale naturalmente, sem fazer força, articulando bem as palavras.

 

- Respire antes de falar e não use o ar até o final.

 

- Evite pigarrear, falar muito alto e gritar constantemente.

 

- Procure não conversar em locais muito barulhentos, pois a voz pode ficar cansada.

 

- Use roupas confortáveis, para respirar melhor e deixar os movimentos do corpo livres.

 

- Não fume e beba com moderação, pois o cigarro e as bebidas alcoólicas são os maiores inimigos da voz e aumentam o risco de câncer.

 

- Tome água regularmente ao longo do dia, para manter seu corpo hidratado e a voz ser produzida com maior facilidade.

 

- Evite falar muito durante gripes e resfriados.

 

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7831.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB
Compartilhar: