Desafios e perspectivas é tema de Simpósio Internacional de Psicologia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), vai promover nos dias 12 e 13 de agosto, o “I Simpósio Internacional de Psicologias: Desafios e Perspectivas”. O evento será realizado no auditório da Reitoria da UFPB no Campus I, em João Pessoa.

De acordo com a professora Ana Cristina Borba Paulino, vice-coordenadora do evento, o objetivo deste é debater sobre várias questões emergentes e possibilitar que professores se posicionem sobre os novos desafios da Psicologia.

O “I Simpósio Internacional de Psicologias: Desafios e Perspectivas” será aberto oficialmente às 8h do dia 12 de agosto, com uma mesa sobre “Psicologias - Desafios e Perspectivas”, sob a coordenação da professora Maria da Penha de Lima Coutinho, tendo como palestrante o professor João Alchieri, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os debatedores serão os professores Márcio de L. Coutinho e Thiago Antônio Avellar de Aquino.

A segunda mesa começará às 10 horas abordando o tema “Psicologias - Campos da Psicologia”, e terá como coordenador o professor Valdiney Veloso Gouveia. Serão palestrantes: professora Cleonice Camino – Psicologia do Desenvolvimento; professor Valdiney Veloso Gouveia – Psicologia Social; professora Sheva Maia Nóbrega  – Teoria das Representações Sociais; professora Maria de Fátima Pereira – Infância, Juventude – Riscos e Protagonismo.

Durante este evento, será entregue o título de “Professora Emérita da Universidade Federal da Paraíba” à professora Maria da Penha de Lima Coutinho, lotada no Departamento de Psicologia da instituição.  “Será um louvor justo e manifesto a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia do CCHLA/UFPB”, define Ana Cristina Borba Paulino.

Programação

De acordo com os organizadores  a programação completa do evento, destinado a professores, estudantes e profissionais de Psicologia, será a seguinte:

I Simpósio Internacional de Psicologias: Desafios e Perspectivas

Dia: 12/8/2016 - Hora: 8h às 10h.

Mesa: Psicologias - Desafios e Perspectivas

Coordenadora da mesa: professora  Maria da Penha de Lima Coutinho

Palestrante: professor João Alchieri/UFRN

Debatedores: professor Márcio de L. Coutinho; professor Thiago Antônio Avellar de Aquino.

Dia: 12/8/2016 - Hora: 10h às 12h.

Mesa: Psicologias - Campos da Psicologia

Coordenador da mesa: professor Valdiney Veloso Gouveia

Professora Cleonice Camino – Psicologia do Desenvolvimento;

Professor Valdiney Veloso Gouveia – Psicologia Social;

Professor Sheva Maia Nóbrega  – Teoria das Representações Sociais;

Professora Maria de Fátima Pereira – Infância, Juventude – Riscos e Protagonismo.

Dia: 12/8/2016 - Hora: 14h às 16h.

Mesa: Psicologias - Campos da Psicologia

Coordenador de mesa: professor Natanael A. dos Santos

Professor Natanael A. dos Santos – Neurociências do Comportamento

Professora Iany Cavalcanti S. Barros – Psicologia do Trabalho;

Professora Rildésia Silva Veloso Gouveia – Psicologia Jurídica.

Professor Cícero Roberto Pereira: Psicologia Social do Preconceito e da Discriminação.

Dia: 12/8/2016 - Hora: 16h às 17h30

Coordenador de mesa:

Palestrante: professor Antônio Roazzi – Representação Social do Status Social e Educacional: Quais as razões para aprender e para não aprender?

Dia: 12/8/2016 - Hora: 18h às 20h

Local: Auditório da Reitoria

Cerimônia de Entrega do Título “Professora Emérita da Universidade Federal da Paraíba” à professora Maria da Penha de Lima Coutinho

Presidente da Cerimônia:

Magnífica Reitora Margareth de Fátima F. Melo Diniz

Discurso de louvor: professor Valdiney Veloso Gouveia; professor Luiz Francisco Gonçalves de Andrade.

Dia: 13/8/2016 - Hora: 8h às 10h30.

Mesa: Identidade na Multiplicidade

Coordenadora de Mesa: professora Ieda Franken

Palestrantes:

Professora. Ieda Franken – Interface entre Psicopatologia, Psicanálise e Psiquiatria;

Professora Marísia Oliveira da Silva - Psicologia Humanista na Atenção Primária à Saúde;

Professora Sandra Souza – Psicologia Fenomenológica e Existencial;

Professora Carmen Gaudêncio – Avaliação Psicológica e seus Contextos de Aplicação;

Professora Clênia Maria Toledo de Santana Gonçalves – Psicologia Clínica e Avaliação Psicodiagnóstica.

Dia: 13/8/2016 – 10h30 às 11h30

Coordenadora de Mesa: professora Ana Cristina Paulino

Palestra de encerramento: professora Natália Ramos/Universidade Aberta de Lisboa - Mobilidades, Interculturalidades e Comunicação na Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios para a(s) Psicologia(s).

Contato pelo telefone: (83) 3216-7337.

Foto: Allison Isidro

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias