Dia da Pessoa Idosa é celebrado na UFPB

Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, o Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB promoveu o evento “Novos Caminhos para a Senescência”, na manhã de 19 de outubro, no auditório Milton Paiva, prédio da reitoria, Campus I.

Foram realizadas as palestras "Despertar de uma era para novas práticas" e "Envelhecer com qualidade", seguidas de relato da ADUFPB sobre assuntos de aposentadoria e mesa de encerramento com o tema "Tocando em Frente", com a participação de representantes da ADUFPB, do SINTESPB e da ASIP. Ao final, os participantes confraternizaram em ciranda no hall do prédio da reitoria.

A atividade foi promovida no âmbito do projeto de extensão “Ações socioeducativas e práticas de promoção da saúde à pessoa idosa”, iniciado em maio desse ano. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e pessoas atendidas pelo projeto, que são da comunidade do entorno da universidade e servidores aposentados da UFPB.

A coordenadora do projeto, Ana Karenina de Freitas, explicou que a equipe é composta por 30 pessoas, entre professores e alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e Centro de Educação (CE). “Não trabalhamos apenas na perspectiva de reabilitação e tratamento das doenças, mas na promoção de saúde por meio de atividades práticas em que podemos trocar experiência com o público da terceira idade”, afirmou.

Abertura

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, participou da solenidade de abertura do evento. Em sua fala, saudou a presidente do Instituto Paraibano de Envelhecimento, professora Antônia Oliveira Silva, que é também coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB. “Esse é um momento muito importante para nossa instituição. O Instituto é um diferencial da nossa universidade e existe graças à dedicação e ao trabalho desenvolvido pela professora”, destacou.

A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Vandinei Viegas; da presidente Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Nilsonete Lucena; e da coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (Nieti/UFPB), Flavia Rego.

ACS | Lis Lemos