Dia Internacional da Dança é comemorado em João Pessoa

O Fórum Permanente de Dança de João Pessoa está apresentando o Dance Abril 2015, com uma série de ações para marcar as comemorações do dia internacional da dança – 29 de abril. As atividades acontecem nesta sexta-feira (24), sábado (25), domingo (26), na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC), e no dia 29 deste mês, no Centro de Vivência e salas do Curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa.

Haverá dois debates, no período da tarde desta sexta e do sábado, com os temas “Por uma Economia Criativa para a Dança na Paraíba” e “Dança na Escola, como e porquê”. A mostra de coreografias e showcases acontece nos dias 24, 25 e 26 no Espaço Cultural e no dia 29 na UFPB. Está programado um Baile de Danças de Salão neste sábado à noite, das 10h às 23h, no Teatro de Arena da FUNESC.

Um grande encontro de Contato e Improvisação (Jam Dance Abril), na Praça do Povo, será realizado nesta sexta, das 18h às 19h.  Um telão vai exibir vídeos das companhias, grupos e videodança dos artistas locais que serão veiculados durante espaços de intervalo e mostra de videodança , nesta sexta, das 18h às 19h.

Criado em 2005, o Fórum Permanente de Dança de João Pessoa tem sido um espaço de livre participação de representantes da sociedade civil, objetivando a construção de estratégias e ações para a área de dança em João Pessoa e com vistas a atingir todo o Estado.

Desde 1982 o dia 29 de abril é considerado o Dia Internacional da Dança. Essa data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Dança (CID) - organização interna da UNESCO – em virtude do nascimento do criador do balé moderno Jean-Georges Noverre (1726-1810).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria