Dirigentes educacionais se reúnem na UFPB para criação de Fórum

ImprimirImprimir

Reunidos no gabinete da reitoria do campus I em João Pessoa, os Reitores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Edilson Amorim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), João Batista de Oliveira e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

, Margareth Diniz, definiram pela criação do Fórum de Reitores das IFES na Paraíba, constituído dessas instituições e mais a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), cujo Reitor, Antônio Guedes Rangel Júnior, estava impossibilitado de comparecer, em virtude de reunião com o comando do movimento paredista que há meses paralisou as atividades educacionais naquela instituição.

 

A decisão da criação do Fórum de Reitores das IFES na Paraíba foi tomada na primeira parte da reunião, realizada no gabinete da Reitora da UFPB, em que estavam presentes também o Vice-reitor e do Procurador Geral da UFPB, Eduardo Rabenhorst e Carlos Mangueira, respectivamente, oportunidade em que ficou definido pela redação da Ata de criação do Fórum para posterior elaboração de seu Estatuto contendo finalidades, composição e local de funcionamento.

 

Apresentação do Fórum

Tão logo esteja formalmente constituído o Fórum de Reitores das IFES na Paraíba, será solicitada uma audiência com o Governador da Paraíba para sua apresentação ao Chefe do Executivo e encaminhamento de reivindicações conjuntas.

 

Realizada essa audiência do Fórum com o Governador, em seguida o mesmo será apresentado à bancada paraibana no Congresso Nacional, numa audiência conjunta em Brasília (DF).

 

“O intuito primeiro é mostrar a importância desse Fórum à classe política do Estado, para junto a ela reivindicar e buscar projetos conjuntos de educação para as instituições públicas de ensino superior na Paraíba”, revelou a Reitora da UFPB, Margareth Diniz.

 

Já o Reitor do IFPB, professor João Batista, disse que “é muito importante convencer nossos parlamentares dos benefícios para a Paraíba, dos investimentos que se fizer em educação; é um papel importante do Fórum, esse”, afirmou.

 

O Reitor da UFCG, professor Edilson Amorim, também fez coro com essa importância do Fórum nas reivindicações junto a classe política: “unidos nos tornamos mais fortes e, consequentemente, nossas reivindicações”, disse.

 

Reunião ampliada

Definida a criação do Fórum de Reitores da IFES na Paraíba, o encontro passou a ser realizado na sala de reuniões da Reitoria contando também com as presenças do Pró-Reitor de Ensino do IFPB, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, do Presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve/UFPB), professor João Lins, da Pró-reitora de Graduação (PRG/UFPB), professora Ariane Sá, do Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Funape/UFPB), professor Raimundo Barroso, do Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa (PRPG/UFPB), professor Isaac Almeida de Medeiros e do Coordenador de Escolaridade da Pró-reitoria de Graduação (Codesc/PRG/UFPB), professor João Wandemberg Maciel.

 

Nessa reunião ampliada foram discutidos diversos temas da educação superior gratuita na Paraíba, inclusive o acesso às universidades nos seus variados aspectos, seja por meio de vestibular, do Processo Seletivo Simplificado (PSS) ou através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

 

 

Fonte: 
Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)