DLEM lança livro sobre obra de Michel Montaigne

Lançamento sobre escritor e filósofo francês acontece nesta quinta-feira (20), no Terraço Brasil e tem a coordenação do professor Alexandrino Filho, da UFPB, Campus I

Será lançado nesta quinta-feira (20), no Terraço Brasil, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, o livro “Montaigne e seu tempo”, uma coletânea de artigos produzidos em função do Colóquio homônimo, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em novembro de 2009. A publicação da obra tem coordenação do professor Alexandrino Filho, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Campus de João Pessoa.

De acordo com Alexandrino Filho, outros sete professores da UFPB colaboraram com o livro, além de dois franceses e quatro universitários de outros estados, com destaque para Sérgio Paulo Rouanet e Luiz Costa Lima. “A UFPB é pioneira, com a realização de encontro científico internacional em torno do escritor e filósofo francês Michel de Montaigne, cujas reflexões sobre relativismo cultural e tolerância têm como suporte os índios brasileiros, sobre os quais falou em seu célebre ensaio “Dos canibais”, ressaltou.

O professor do DLEM disse também que, depois da UFPB, ocorreu outro encontro Montaigne, desta feita na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acrescentando que há outros em preparação, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho