Documentário de Bertrand Lira faz pré-estreia no Fest Aruanda

Um documentário de longa-metragem tem pré-estreia prevista para domingo (9), no “13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro”, no Cinépolis, Manaíra Shopping. Trata-se do filme “Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)”, com direção, argumento e roteiro de Bertrand Lira.

O documentário foi produzido em 2018, tem 81 minutos, participações de: William Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, Afrovalter, Pai Júlio, Mãe Severina e Pai Nelito, assistente de direção: Paulo Roberto, direção de fotografia: Luis Barbosa, som direto: Abraão Bahia Lima, montagem: Diego Benevides e Bertrand Lira, e música original: Gabriel Araújo.

Sinopse

O amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste documentário. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.

Filmado entre abril e junho de 2017, em João Pessoa, “Trago seu amor de volta” é o segundo documentário de longa-metragem do diretor (o primeiro foi “O rebeliado”, realizado em 2009) e de uma única ficção, de curta-metragem, “A poeira dos pequenos segredos” (2014). É fruto do Edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, uma parceria da Funjope/Prefeitura Municipal de João Pessoa – e Governo Federal (Agência Nacional de Cinema – ANCINE/Secretaria do Audiovisual – SAV).

Sobre o diretor

Bertrand Lira é professor doutor do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em comunicação social e mestre em Sociologia, também pela UFPB. Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo.

Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Fotografia na Paraíba: Um inventário dos fotógrafos através do retrato (1850-1950) (1997)”, “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013)” e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa (2015)”.

Contatos pelo correio eletrônico: lirabertrand@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria