Documentário Nos Passos do Mestre, narrado por professor da UFPB, é lançado em João Pessoa

ImprimirImprimir

Nos Passos do Mestre é o primeiro filme sobre a vida e obra de Cristo realizado através da pesquisa com uma visão até hoje inédita. Filmado em Israel, Egito, Turquia, Itália e Brasil, o longa apresenta dramatizações de trechos da vida de Jesus Cristo e foi produzido após seis anos de estudos em diversas obras judaico-cristãs. Nos Passos do Mestre levanta dúvidas sobre trechos polêmicos como a virgindade de Maria; a Ressurreição de Lázaro e do próprio Jesus, e a "traição" de Judas.

 

O filme conta ainda com a participação especial do Dr. Adão Nonato, psicólogo e estudioso do Velho e do Novo Testamento. O longa é dirigido por André Marouço, diretor dos filmes Causa e Efeito (Paris Filmes), segundo melhor filme do ano de 2014 pela votação do Guia Folha/UOL. Marouço também dirigiu O Filme dos Espíritos (Paris Filmes), ganhador como Melhor Roteiro no Festival Sesc Melhores Filmes 2012.

 

A curadoria do projeto é assinada pelo prof. Dr. Severino Celestino, pesquisador da Bíblia, fundador e professor do Curso de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba e profundo conhecedor do hebraico e da cultura judaica.

 

A exibição de Nos Passos do Mestre acontece no próximo domingo (12), em duas sessões, as 14h30 e 20h00 no auditório da Federação Espírita Paraibana, no bairro da Torre. A entrada custa 15 reais.

 

Os Principais Temas Abordados no Filme

 

O objetivo do filme é a reconstrução de Jesus como personagem histórico, por meio de uma análise profunda e racional. Nos Passos do Mestre aborda passagens da vida do Cristo sem o apego a dogmas e contesta racionalmente a virgindade de Maria, o batismo de Jesus, suas curas e milagres; a traição de Judas, a ressurreição de Lázaro e do próprio Jesus, entre outros temas importantes, analisados sob os aspectos educacionais e morais da obra do Cristo.

 

O filme deixa claro que Jesus em momento algum quis criar qualquer religião, mas sim disseminar o amor e a paz. A reencarnação e a mediunidade também são tratadas no longa-metragem abordando passagens tanto do Velho Testamento quanto do Novo Testamento.

 

O filme resgata passagens históricas da vida de Jesus como realmente aconteceu e sem as distorções introduzidas ao longo dos séculos por interesses religiosos.

 

Fonte: 
Bob Vagner com assessoria
Compartilhar: