Sertanejo, quem te ensinou a nadar investiga, pela primeira vez após quase 300 anos, a ligação entre duas cidades: Sousa, localizada no sertão da Paraíba, e Sousa, situada no norte de Portugal na região do Vale do Sousa.
Na Paraíba, o documentário passeia pela Fazenda Acauã, o Vale dos Dinossauros, a Igreja do Rosário, construída por Bento de Sousa e entrevista personalidades ligadas à região como Ariano Suassuna, Bráulio Tavares, Chico Salles (cantor, compositor e cordelista), Margareth Diniz (reitora da UFPB), Thompson Mariz (ex-reitor UFCG), Luciano Cartaxo (prefeito de Joao Pessoa), Marcilio Mariz (historiador), Padre João (da paróquia de Sousa há mais de 40 anos), Tyrone (ex-prefeito de Sousa), André Gadelha (atual prefeito de Sousa) o cantor Bartô Galeno, o artista plástico Braz Marinho e autoridades da cidade de Sousa.
Em Portugal mostra a tradição da cultura do vinho, dos bordados, a vegetação local, o Rio Sousa, visita igrejas e a Rota dos Românicos e conversa com o presidente da câmara de vereadores e o prefeito de Paço de Sousa. No filme, os entrevistados de Portugal celebram o encontro através da troca de bandeiras, cordialidades mútuas e demonstram o interesse recíproco em estender seus laços.
Sertanejo quem te ensinou a nadar tem roteiro de Fernando Mariz e direção do também paraibano Beto Quirino que nos últimos anos participou de novelas como Cordel Encantado, Duas Caras, da mini-série Amazônia, do filme Central do Brasil entre outros.
O filme já teve seu pré-lançamento este mês na cidade de Sousa e na Usina Cultura Energisa. Na UFPB a exibição está marcada para esta quarta-feira (31), às 19h30, no auditório 412 do CCHLA, aberta ao público.