Doutorado em Odontologia é aprovado pela Capes

O curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na última sexta-feira (26).

A avaliação da proposta ocorreu na 180ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 17 a 19 de outubro, em Brasília.

O objetivo do curso é responder às demandas da população, através de pesquisas que promovam a ampliação da assistência em saúde bucal e da inserção de estudantes e docentes em espaços de promoção à saúde, por meio de projetos de extensão.

As linhas de pesquisa serão “Inovação de produtos e terapêutica dos agravos em saúde”, “Fisiopatologia e morfologia dos tecidos buco-maxilo-faciais” e “O cuidado em saúde e a prática odontológica baseados em evidências”, as mesmas do curso de Mestrado do PPGO.

O edital que normatizará a primeira seleção está em processo de elaboração e será publicado em breve, após avaliação técnica e jurídica. O número de vagas será determinado de acordo com a disponibilidade dos docentes permanentes.

No âmbito da UFPB, o curso foi aprovado no ano passado, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), conforme Resolução Consepe 39/2017.

O PPGO funciona no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa. Atualmente, conta com 25 docentes, sendo quatro colaboradores e dois professores visitantes do exterior.

No curso de mestrado, há 46 alunos matriculados. Até este momento, 229 dissertações foram defendidas.

Dinamismo

Segundo Ricardo Castro, coordenador do PPGO, o início das atividades do programa ocorreu com a criação do curso de Mestrado, com área de concentração em Estomatologia, em 1990.

Uma nova área de concentração, denominada de Odontologia Preventiva e Infantil, foi criada posteriormente, devido ao credenciamento de novos docentes que apresentavam afinidade com esse campo de estudo.

Após 23 anos formando profissionais com capacidade para atuar em docência e pesquisa em ambas as áreas, o PPGO iniciou, em 2013, um processo de reestruturação e passou a ter uma única área de concentração: Ciências Odontológicas.

“Essa reorganização promoveu novas perspectivas teórico-metodológicas exigidas por um mercado de trabalho que valoriza a interlocução de saberes de diferentes áreas e atuação e diálogo interprofissional”, afirma o coordenador.

Nessa perspectiva, o PPGO viabilizou o ingresso de estudantes e de professores de áreas afins à odontologia, preocupados em avançar na produção do conhecimento a partir de seus referenciais teóricos e práticos.

Para Ricardo Castro, “essa mudança de política acadêmica promoveu dinamismo, valorização e maior inserção da odontologia em cenários diversos, dentro do âmbito de intervenção do Programa”.

Os projetos de pesquisa realizados hoje estão diretamente relacionados à área de concentração e linhas de pesquisa do programa e colaboram para a compreensão de problemas de saúde na comunidade, investigação de ações e de políticas públicas de saúde e avaliação de produtos farmacológicos e não farmacológicos e de processos fisiopatológicos dos principais agravos que acometem a cavidade bucal.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação