Doutorado para inovação da UFPB é aprovado pelo CNPq

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das 38 Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do país que teve proposta selecionada para o Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

O resultado preliminar da Chamada Pública Nº 23/2018 foi divulgado nesta terça-feira (11).

Ao todo, serão financiados, com bolsa de incentivo, dez projetos. Eles vão ser coordenados pelo professor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) Euler Macedo e desenvolvidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Administração; Economia; Engenharias Civil, Ambiental, Mecânica e Elétrica; e Modelagem Matemática e Computacional.

Participarão do Programa na UFPB, enquanto empresas parceiras, E-Gen Consultoria para Informática Ltda, Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (SUCESU-PB), Acesse Tecnologia, PBSOFT INFORMÁTICA, TX3 - Soluções Financeiras, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e MVarandas Tecnologia.

“A seleção da proposta da UFPB é resultado de meses de trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP)”, conta a coordenadora-geral de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB Márcia Fonseca.

Com a aprovação dos projetos, pretende-se ampliar a cultura sobre a produção de inovação na instituição, ampliar alianças com a iniciativa privada e a qualidade das pesquisas desenvolvidas, e aumentar a competitividade das empresas locais que possuem potencial de inovação.

Investimento

As propostas aprovadas pelo Programa Doutorado Acadêmico para Inovação serão financiadas com recursos estimados no valor R$ 6.225.600,00 milhões ao ano, ao longo de quatro anos. Especificamente para a UFPB, serão R$ 1.245.129,00 milhão, segundo o docente Euler Macedo.

Esses recursos serão oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. Com esse investimento, será possível o pagamento de até 200 bolsas, distribuídas entre as 38 ICTs classificadas.

O valor mínimo da contrapartida a ser custeado por uma empresa parceira deverá ser de R$18.912,00 mil por bolsa concedida, em uma ou mais parcelas, conforme negociação entre a ICT e a empresa parceira.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação