Duo de Violoncelo e Piano se apresenta na Série Concertos Internacionais do PPGM

A violoncelista norte-americana Elise Pittenger se apresenta com o pianista brasileiro Luiz Gustavo Carvalho dentro da “Série Concertos Internacionais do PPGM”. O concerto, que conta com o apoio do Laboratório de Música Aplicada do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (LAMUSI/CCTA), acontece domingo (4) às 17h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No programa constam obras de Heitor Villa-Lobos (Pequena Suíte), Claude Debussy (Sonata), Samuel Barber (Sonata, Op. 6) e Igor Stravinsky (Suíte Italienne). A apresentação é aberta a toda a comunidade e tem entrada franca.

O concerto dá sequência a já consolidada “Série Concertos Internacionais” promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Música da (PPGM/) da UFPB, que também tem um perfil pedagógico, através da realização de masterclasses e palestras. Nesta ocasião, os dois docentes convidados apresentarão aulas no formato de masterclasses, que acontecem neste sábado, a partir das 14h30, no Laboratório LAMUSI.

Artistas convidados:

Elise Pittenger é natural de Baltimore, EUA, onde iniciou seus estudos de violoncelo aos 6 anos de idade no Peabody Conservatory. Mudou-se para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015, e também atuou como solista em 2012 e 2013. Elise possui doutorado em performance musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do violoncelista Matt Haimovitz e mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Possui também bacharelado em literatura pela Yale University (EUA).

Elise já tocou sob a regência de Kurt Masur, Seiji Ozawa, Charles Dutoit, Rafael Frühbeck de Burgos, Fabio Mechetti, Isaac Kabachevsky, Carl St. Clair, e Maximiano Valdés, entre outros, em festivais e orquestras nos EUA, Europa e Brasil. Também possui grande experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos. No Brasil, Elise tem realizado concertos com Gustavo Carvalho (piano), Miguel Rosselini (piano), Rommel Fernandes (violino), Iura Resende (clarinete) e Fernando Rocha (percussão). Atualmente Elise é professora de violoncelo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luiz Gustavo Carvalho

A revista francesa “Le Monde de la Musique”, na edição de fevereiro de 2004, aponta Gus­tavo Carvalho como um dos músicos  mais promissores da sua geração, com o honroso aval de Nelson Freire que, sobre ele,  comenta: “a primeira vez que eu o ouvi, ele tinha 11 anos e me im­pressionou muito; é alguém muito especial e preparado e tem um grande valor”.

Nascido em 1982, em Belo Horizonte, iniciou seus estudos aos 9 anos de idade, com Magdala Costa. Estudou também com Oleg Maisenberg na Universität für Musik und darstellende Kunst, em Viena e com Elisso Virsaladze no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, além de receber importantes impulsos do pianista Lazar Berman e do compositor György Kurtág. Em 2004, foi vencedor do II Concurso Nelson Freire para jovens Solistas no Rio de Janeiro.

Suas atividades como recitalista e solista de diversas orquestras o levam frequentemente a importantes salas de concerto europeias, tais como a Tonhalle de Zurique, o Palau de la Musica, em Barcelona, o Musikverein, em Viena, o Auditorium du Louvre e o Théâtre du Chatelet, em Paris e a Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Convidado frequente de diversos festivais tais como o Festival du Piano aux Jacobins em Marrakech e em Toulouse, o “Encuentro de Música de Santander”, o Festival “Musique en Brionnais” e o Festspiele Mercklenburg-Vorpommern. Em 2011, realizou o ciclo das 32 Sonatas de Beethoven em Belo Horizonte.

Solista de diversas orquestras tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica da Nova Rússia e a Camerata Salzburg, Gustavo Carvalho tocou sob a regência de Ira Levin, Howard Griffiths, Yuri Bashmet e Evgeny Bushkov entre outros.

Como camerista, colaborou com os violinistas Geza Hosszu-Legocky e Daniel Rowland, o pianista Nelson Freire, a pianista Khatia Buniatishvili, a soprano Eliane Coelho, a violoncelista Natalia Gutman e com membros das Orquestras Filarmônicas de Viena e Berlim. Tocou o Concerto de Mozart para dois pianos e orquestra junto com a pianista Elisso Virsaladze e a “Orquestra Sinfônica da Nova Rússia”, na Grande Sala do Conservatório de Moscou.

Luiz Gustavo Carvalho é fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes. Desde 2012, integra a direção artística do Zeitkunst Festival, em Berlim.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria