Edição 2018 de projeto de extensão tem como tema Corpo como Questão

Estão abertas as inscrições para a “IX Mostra Universitária Artes em Cena (MUAC)”, que acontecerá no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 21 a 25 de maio. Podem se inscrever artistas estudantes do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I, que possuam trabalhos relacionados ao tema, mote desta edição – o “Corpo como Questão”, assim como também professores e técnicos do CCTA/UFPB.

As inscrições prosseguem até sábado (14), e são realizadas através do preenchimento de formulário online, disponível no link: https://goo.gl/Lg8ARQ . São aceitas propostas de apresentações de cenas ou coreografias, performances ou intervenções em lugares alternativos, trabalhos em processo ou ensaios abertos, que tenham até 20 minutos de duração. Também estão abertas vagas para proposições de oficinas com até 2 horas de duração. As performances artísticas e oficinas devem ser pensadas para realização em salas do prédio de Artes Cênicas da UFPB, ou espaços alternativos – como corredores, pátios, praças – do CCTA e outros ambientes do Campus I.

A MUAC é um projeto de extensão realizado semestralmente por alunos das Graduações de Dança e Teatro da UFPB, envolvidos nas áreas de organização, gestão e produção do evento. Tem como objetivo promover trocas de saberes entre artistas, professores, estudantes, comunidade acadêmica e geral, fomentando ações culturais em diferentes funções necessárias para programação, organização, curadoria e realização das Mostras.

O tema escolhido para a nona edição - “Corpo como Questão” - foi pensado coletivamente pelos estudantes envolvidos no projeto, entre eles o aluno de Teatro (Licenciatura) Phil Meneses, que explica melhor a abordagem da temática: “O Corpo como Questão é um tema que aborda várias nuances do corpo. Desde a censura que está rolando hoje, com esse nosso governo, nossa constituição brasileira, em que nosso corpo não está em questão e está sendo censurado em vários espaços públicos e privados. Como também o nosso corpo interno, como a gente lida com ele, que é uma coisa que está sendo cada vez mais abafada – estamos tão adiantados em tantos assuntos, mas não no autoconhecimento do nosso corpo. A gente decidiu fazer esse mote pra instigar mesmo a galera a botar o corpo em questão!”.

Comprometido com as ações desde o princípio do projeto, em 2014, o aluno de Teatro (Bacharelado) Luk’s Gomez comenta sobre a importância da realização da Mostra como complementar a formação artística do estudante: “A importância da MUAC aqui dentro (do Departamento de Artes Cênicas da UFPB) é que ela nos traz experiência em nível de produção. É de fato a produção e gestão da nossa produção artística. É você investir na carreira que vai ter fora da universidade, onde a gente não vai mais ter o apoio dos professores, de editais da universidade, e vai ter que lidar com esse ramo. Saber produzir seu próprio trabalho artístico, divulgar, fazer um bom vídeo, falar sobre seu trabalho, escrever sobre ele, em quais classificações ele se encaixa – se é uma performance ou uma cena curta. Porque muitas vezes a gente se inscreve em editais fora e não consegue lidar com o que está sendo pedido, o que acaba desqualificando nosso trabalho. O que não quer dizer que o trabalho não seja bom, e sim que você não soube administrar essa parte de produção”.

A professora do curso de Dança, Candice Didonet, atual coordenadora do projeto, convida todos a contribuírem para o sucesso da realização desta edição: “A MUAC – Mostra Universitária Artes em Cena, tem um papel fundamental para fomentar ações de cultura, de pesquisa e de arte dentro da Universidade Federal da Paraíba. Estamos na nona edição e as inscrições estão abertas pra todos os alunos de Artes do CCTA, que tenham trabalhos em formatos artísticos, mas que também queiram ministrar oficinas. Então eu queria convidar todos pra se inscreverem na MUAC e potencializar esse espaço como um lugar de posicionamento político e de existência no mundo”.

Mais informações nas páginas:  https://www.facebook.com/artesemcenaufpb/https://www.instagram.com/muac_ufpb/; contato pelo correio eletrônico: artesemcenaufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria