Editais de Reopção de Curso e de Processo Seletivo de Transferência Voluntária serão divulgados no segundo semestre

Os editais de Reopção de Curso e de Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV) serão divulgados no segundo semestre deste ano, de acordo com Coordenação de Escolaridade (Codesc) da Pró-reitoria de Graduação (PRG).

A decisão foi tomada em razão da proposta de um novo calendário acadêmico a ser avaliada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em reunião no mês de maio. Segundo a Codesc, a proposição prevê alteração dos calendários dos semestres 2018.1 e 2018.2.

A reopção é a forma de ingresso que permite, ao estudante regular da UFPB, a mudança de turno dentro do seu curso ou mesmo a mudança para outro curso de graduação oferecido pela instituição, conforme as vagas disponibilizadas. Já o PSTV destina-se a alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam transferir-se para os cursos de graduação da UFPB. As vagas a serem oferecidas pelos editais são remanescentes de semestres anteriores.

Para ter sua candidatura aceita nos processos seletivos, os interessados precisam cumprir exigências mínimas de integralização curricular em seus cursos de origem. Para processo de reopção, as seleções têm sido feitas com base no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), calculado a partir do Histórico Escolar dos alunos. Para a transferência voluntária, têm sido consideradas as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em ambos os casos, candidatos da área de Música precisam passar por exames de conhecimentos específicos.

ACS | Pedro Paz