Editora da UFPB participa de encontro regional de editoras

Editoras universitárias do Nordeste se reuniram na Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), para participar do “II Encontro de Produção e Difusão Científica do Nordeste (ENPRODIC)” e do “Encontro da Associação Brasileira de Editoras Universitárias – ABEU Nordeste”. A Editora da Universidade Federal da Paraíba (EU-UFPB) foi representada pela Diretora, Izabel França de Lima, e pelo Técnico em Artes Gráficas, Jerfson Oliveira de Souza.

O evento ocorreu de 9 a 11 deste mês, e teve como tema "A produção e difusão de ciência na Cibercultura". Além de palestras, mesa-redonda e lançamentos, contou com a reunião da regional ABEU Nordeste, debate sobre conquistas e perspectivas dos 30 anos da ABEU e o ABEU Técnico "Passo a Passo da Produção Editorial".

“O ‘II Encontro de Produção Científica do Nordeste’ foi essencial para que fossem estabelecidas interlocuções entre os pesquisadores do Nordeste e das demais regiões do País. Foi importante, também, como incentivo para a formação de uma cultura científica na região, aqui entendida como uma compreensão da ciência e da tecnologia e sua aplicação de maneira acessível à sociedade nordestina, bem como formar professores e estudantes de ensino médio da rede pública e particular”, avalia os organizadores do evento.

Esse evento foi o centro de discussão e troca de experiências para a estruturação de um modelo que estimule o crescimento do interesse dos nordestinos pela ciência. Foi uma das etapas para a institucionalização da discussão da produção de ciência e da cultura científica.

O encontro teve como objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores, editores de livros e periódicos científicos e responsáveis pelas editoras do Nordeste, estimulando a cooperação e solidariedade institucional, com vistas a impulsionar a melhoria da política de publicação e a divulgação de ciência.

Durante o encontro houve a reunião da regional Abeu Nordeste, coordenada pela professora Rita Virgínia Argolo (Editus – Universidade Estadual de Santa Catarina), que discutiu as conquistas e perspectivas da ABEU nos seus 30 anos.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria