EEBAS discute novo projeto pedagógico

Debater uma nova estrutura para a Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB. Esse foi o tema central de duas reuniões, realizadas na semana passada, entre pais de alunos, coordenação da Escola, coordenação do Centro de Educação (CE/UFPB) e a Reitoria.

A proposta em discussão leva em conta a perspectiva da criação de uma superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na UFPB, o que envolve a Escola. “Entendemos a Universidade como espaço para os diversos níveis de ensino, não só o superior. A EEBAS, a Escola Técnica de Saúde e o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros abrigam uma diversidade de estudantes que também fazem parte da UFPB”, esclarece a reitora Margareth Diniz.

A gestora explica que, no caso da EEBAS, está em pauta um novo Projeto Político Pedagógico e a atualização do regimento, cuja resolução é de agosto de 2000. A minuta do regimento está sendo elaborada pela coordenação da escola, com as contribuições da comunidade envolvida, e será discutida no Conselho do Centro de Educação (ao qual a EEBAS é vinculada) e dali seguirá para aprovação pelos Conselhos Superiores da UFPB.

Uma das sugestões apresentadas trata da garantia de permanência para os alunos da EEBAS que são filhos de discentes da UFPB e que perdem o vínculo com a instituição quando se formam. “É certo garantir o direito da criança de completar sua educação na escola, mesmo em situações em que os pais não tenham mais vínculo com a universidade”, apontou a reitora.

Conselho

Em paralelo às discussões sobre o regimento da EEBAS, as reuniões trataram também da nova composição do Conselho Deliberativo, que é formado por nove membros da comunidade escolar. Para isso, foi estabelecido um calendário para a eleição do colegiado, que ocorrerá em 5 de outubro.

ACS | Lis Lemos