Em comemoração aos 60 anos, Reitora inaugura obras no CCHSA

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, inaugurou na última terça-feira (24), juntamente com a diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Terezinha Domiciano Martins,  o vice-diretor Pedro Germano e o diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) Gerson Azeredo, obras de melhorias do campus III em Bananeiras, dentro das comemorações dos 60 anos da Universidade Federal da Paraíba.

Ao lado de Pró-reitores, professores Diretora do CCHSA e  alunos, a Reitora inaugurou a Reforma da Praça Central daquele Centro, a urbanização da piscina, praça do Centro de Vivência, anexo da biblioteca e Portico da 1ª Chã.

HOMENAGENS

Ainda na terça-feira, no período noturno, no auditório do CCHSA, ocorreram duas sessões solenes em homenagem aos 60 anos da UFPB. A primeira presidida pela Câmara de vereadores de Bananeiras fez alusão ao aniversário da instituição e concedeu o título de cidadania bananeirense à Diretora do Centro, professora Terezinha Domiciano Dantas Martins.

A segunda sessão solene da noite dirigida pelo CCHSA foi alusiva às comemorações da instituição com homenagens especiais. Uma dessas homenagens foi a entrega da comenda referente aos 60 anos da UFPB conferida ao Vice-Reitor da instituição, professor Eduardo Ramalho Rabenhorst.

CCHSA

O Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA, antigo Centro de Formação de Tecnólogos – CFT, compõe o Campus III da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, uma instituição educacional multi-campi, comprometida com o desenvolvimento regional e local.

A história do CCHSA se iniciou antes da própria UFPB. Sua gênese foi em 1913, com a criação do Patronato Agrícola Vidal de Negreiros pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, no final do Governo do Presidente Venceslau Brás. Posteriormente, o Patronato foi transformando em escola agrícola, num período em que já era tradicional o seu ensino e compromisso com as questões agrárias do Estado da Paraíba.

Em 1976, a então Escola Agrícola Vidal de Negreiros - CAVN foi vinculada à UFPB, quando se criou o Centro de Formação de Tecnólogos, juntamente com o Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, que já teve suas atividades encerradas. Em março de 2008, por meio de consulta democrática, a comunidade acadêmica determinou a mudança do nome do Centro de Formação de Tecnólogos - CFT para Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA.

Atualmente, o CCHSA oferece os cursos de Graduação de Bacharelado em Agroindústria, Licenciatura em Ciências Agrárias, Bacharelado em Administração, Pedagogia e Agroecologia; são oferecidos os Cursos Técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Aqüicultura.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)