Encerrado primeiro ciclo do Universidade Participativa da UFPB

O programa Universidade Participativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) finalizou seu ciclo de reuniões deste ano na última terça-feira (11) no auditório da Reitoria.

A Reitora Margareth Diniz, implementadora do programa idealizado pelo professor Gustavo Tavares, Coordenador do Reuni – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - presidiu a última reunião deste ano do Universidade Participativa (UP), que aconteceu no Auditório da Reitoria, no campus I da UFPB e contou com a presença dos pró-reitores, assessores, diretores de centros, chefes de departamento, professores,funcionários técnico-administrativos e alunos.

A reunião da UP englobou dessa vez o Centro de Tecnologia (CT), Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Biotecnologia (CBIOTEC), Centro de Informática (CI), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), Educação à Distância (EAD), Centro de Energias Alternativas Renováveis (CEAR), Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Centro de Ensino (CE), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Universidade Participativa

O programa Universidade Participativa, criado na atual gestão universitária, discute junto com a comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários) questões relativas a orçamento, projetos, obras e serviços da administração da UFPB, para buscar viabilizar as demandas dele originadas dentro de suas possibilidades orçamentárias.

As audiências

Este primeiro ciclo do UP contou com sete reuniões para que cada centro e setor da Universidade pudessem ser ouvidos.

A primeira audiência realizada pelo UP foi no campus I da UFPB, no auditório de Fonoaudiologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ouviu os pedidos de professores, servidores e alunos dos Centros de Ciências da Saúde, Ciências Médicas e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

A segunda aconteceu no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da UFPB (CCHSA), Campus III, em Bananeiras, em que foram abordados temas como tratamento da água, contratação de professores, assistência médica no Campus, salas de aulas, compra de livros para a biblioteca, qualificação de servidores.

A terceira reunião da Universidade Participativa aconteceu na Biblioteca Central do Campus I, para tratar dos problemas enfrentados com a Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais.

A quarta audiência aconteceu no auditório da reitoria, Campus I da UFPB, e entre os assuntos debatidos estiveram Restaurante Universitário, Prefeitura Universitária, Cerimonial, Residências Universitárias e Segurança.

A quinta reunião teve sua audiência pública no Campus II em Areia para debater as demandas, as prioridades e a adequação orçamentária do campus à Instituição.

A sexta e penúltima audiência do programa Universidade Participativa (UP) aconteceu no auditório do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) do Campus IV da UFPB na cidade de Mamanguape.

Segundo Zelma Maciel Quirino, assessora do Reuni, o programa Universidade Participativa tem periodicidade anual. “Agora, depois do 1° ciclo de reuniões, cabe à equipe elaborar relatório sobre as demandas surgidas, que será enviado á Reitora, para adequação ao Orçamento.”

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)