O Encontro Paraibano de Contadores de História foi aberto hoje pela manhã no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e se estende até a quarta-feira (28).
A abertura do evento contou com a presença da Reitora Margareth Diniz, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Orlando Villar, o Secretário de Educação de Santa Rita e ex Reitor da UFPB, professor Neroaldo Pontes, Secretária de Cultura de Cabedelo, Marta Smith, Presidente da Fundação Casa José Américo, Flávio Sátiro, e da Coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) Janete Rodriguez.
O objetivo do encontro, segundo os seus organizadores, é reunir professores e mediadores de leitura para aproximá-los do encantado universo da contação de histórias, socializar novas experiências e técnicas, na prática de contação das histórias, e promover uma sensibilização entre os participantes para a prática de leitura, caminho da cidadania.
O Encontro Paraibano de Contadores de História terá várias oficinas:
O Barbante, ministrada por Cesar Obeid;
Contação de histórias na escola fundamental – uma perspectiva de ensino, por Maria Magdalena Rocha Araújo;
A objetividade dos objetos: procedimentos criativos para contar histórias, por Heraclito Cardoso de Oliveira;
Quase “extintos” – livros em papel craft, por Albanita Guerra;
O contador de histórias e os brinquedos, por Julio Cesar Iglesias;
Do conto de fadas à literatura de cordel, por Neide Medeiros;
A contação de histórias e as várias técnicas de contá-las, por Maria José França;
A biblioterapia: uma técnica de aconselhamento, por Marilia Mesquita Guedes Pereira.
A primeira palestra do evento será realizada às 14 horas, com o tema Motivando com rimas, por Cesar Obeid. Em seguida, haverá palestra sobre A Importância do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo) no resgate de “história” contadas na Paraíba, por Beliza Áurea.