Encontro de Iniciação Científica ocorrerá nos quatro Campi da UFPB

O “Encontro de Iniciação Científica (ENIC)” completa nesse ano 26 edições, um evento já tradicional na instituição organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ). Ocorrerá no período de 15 a 19 de outubro no Campus I em João Pessoa e no Campus IV/Litoral Norte que compreende os municípios de Mamanguape e Rio Tinto; e de 7 a 11 de novembro nos Campi II e III em Areia e Bananeiras.

O XXVI ENIC acontecerá de forma descentralizada pelos Centros de Ensino e é destinado aos estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB para apresentação dos resultados das pesquisas vinculadas aos projetos/planos de trabalhos desenvolvidos na vigência 2017/2018.

A solenidade de abertura do evento será no dia 15 de outubro, às 9h, no auditório da Reitoria com a presença da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Elizete Ventura do Monte, que vai abordar o tema “Ciência para Redução das Desigualdades”.

De acordo com as normas gerais do encontro, a partir do dia 5 de outubro nos Campi I e IV e 25 para os Campi II e III juntamente com todos os centros envolvidos na coordenação do evento, será divulgada a programação das apresentações por área temática e seus respectivos locais de apresentação na página eletrônica do PROPESQ no endereço www.propesq.ufpb.br.

Prêmio Jovem Pesquisador

A programação inclui ainda o Prêmio Jovem Pesquisador onde os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2017/2018, devidamente cadastrados, podem concorrer ao prêmio no Módulo de Extensão do Encontro de Iniciação Científica.

Este ano, serão premiados os melhores projetos das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; Linguística; Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Ainda durante o ENIC, serão premiados 50 trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica e cinco da modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). O resultado será divulgado até o dia 26 de novembro.

Outras informações e detalhes da programação do ENIC na página eletrônica da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) no endereço: www.propesq.ufpb.br/enic.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo