Encontro em Antropologia discute ética, diversidades e conflitos

ImprimirImprimir

A “30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)” acontece de 3 a 6 de agosto, em João Pessoa. Neste ano, quem realiza o encontro são as Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Federal de Campina Grande (UFCG) junto com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA). A programação será desenvolvida nas dependências do Campus I da UFPB, em João Pessoa, que pela primeira vez se realiza na Paraíba. Nos dia 1º e 2 de agosto haverá um pré-evento no Campus IV, em Rio Tinto.

 

Essa reunião tem como tema “Políticas da Antropologia: Ética, Diversidades e Conflitos”, e o objetivo é de refletir o momento atual da crise política – com um enorme crescimento do conservadorismo e o recuo em relação a direitos conquistados – e crise econômica, o que obriga a refletir e atuar com mais intensidade sobre o papel do antropólogo em nossa sociedade. Uma temática que engloba o destaque negativo que a Antropologia vem recebendo na grande mídia, principalmente nas situações que envolvem o direito de povos e comunidades tradicionais. A reunião envolverá estudantes e professores em todos os níveis, desde a graduação em Antropologia e Ciências Sociais, até profissionais que atuam nas esferas pública e privada.

 

A Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) é bianual e ocorre desde 1953 com realização da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e agrega várias atividades. Neste ano, o evento trará a João Pessoa mesas-redondas, simpósios e fóruns especiais, cursos avançados, minicursos, oficinas, lançamentos de livros, mostras e premiações, como o “Prêmio Pierre Verger” de ensaio fotográfico e vídeo etnográfico e o “Prêmio Claude Lévi-Strauss”, que seleciona o melhor pôster de Iniciação Científica em Antropologia.

 

A Paraíba conta hoje com uma graduação e uma pós-graduação em Antropologia, além de três cursos de Ciências Sociais, compondo outra importante frente de trabalho da “30ª RBA”. Discutirá a expansão dos cursos de graduação e pós-graduação no país, que refletem na necessária discussão sobre a ampliação das possibilidades de emprego no cenário universitário, nas agências da administração pública e em organizações não governamentais, assim como em consultorias privadas e em empresas.

 

Outras informações e detalhes da “30ª Reunião Brasileira de Antropologia” no endereço  http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=418; ou pelo telefone do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA): (83) 3216-8821.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: