Encontro em Antropologia na UFPB discute ética, diversidades e conflitos

A reunião bianual da Associação Brasileira de Antropologia (RBA) acontece até sábado (6) em diversos Centros da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. A trigésima edição é uma realização conjunta com a Universidade Federal da Campina Grande (UFCG) e RBA.

A edição 2016 tem como tema “Políticas da Antropologia: Ética, Diversidades e Conflitos”, e o objetivo é de refletir o momento atual da crise política – com um enorme crescimento do conservadorismo e o recuo em relação a direitos conquistados – e crise econômica, o que obriga a refletir e atuar com mais intensidade sobre o papel do antropólogo na sociedade. Uma temática que engloba o destaque negativo que a Antropologia vem recebendo na grande mídia, principalmente nas situações que envolvem o direito de povos e comunidades tradicionais. A reunião envolve estudantes e professores em todos os níveis, desde a graduação em Antropologia e Ciências Sociais, até profissionais que atuam nas esferas pública e privada.

A Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) é bianual e ocorre desde 1953 com realização da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e agrega várias atividades. Neste ano, o evento engloba mesas-redondas, simpósios e fóruns especiais, cursos avançados, minicursos, oficinas, lançamentos de livros, mostras e premiações, como o “Prêmio Pierre Verger” de ensaio fotográfico e vídeo etnográfico e o “Prêmio Claude Lévi-Strauss”, que seleciona o melhor pôster de Iniciação Científica em Antropologia.

A Paraíba conta hoje com uma graduação e uma pós-graduação em Antropologia, além de três cursos de Ciências Sociais, compondo outra importante frente de trabalho da “30ª RBA”. Discute ainda a expansão dos cursos de graduação e pós-graduação no país, que refletem na necessária discussão sobre a ampliação das possibilidades de emprego no cenário universitário, nas agências da administração pública e em organizações não governamentais, assim como em consultorias privadas e em empresas.

Confira a programação no endereço:  http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=418; telefone: (83) 3216-8821.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo