Encontro Multidisciplinar é marcado por pesquisa com pacientes que sofrem de zumbido

O II Encontro Multidisciplinar sobre Zumbido, promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição, Equilíbrio e Zumbido (GEPAEZ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 17 de novembro, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus I, foi marcado pela doação de dez aparelhos auditivos para pesquisa com pacientes que sofrem com zumbido.

Por 12 meses, esses pacientes serão submetidos a acompanhamento, avaliação e protocolo do tratamento da doença auditiva, que atinge cerca de 278 milhões de pessoas no mundo, das quais 28 milhões vivem no Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em João Pessoa, já há mais de 200 pessoas sendo atendidas pelo serviço de extensão universitária da UFPB, de acordo com a coordenação do GEPAEZ.

Na abertura do Encontro, a reitora Margareth Diniz destacou o caráter multidisciplinar da iniciativa e agradeceu à empresa Menthel, focada em reabilitação auditiva, pela doação dos dez aparelhos que auxiliarão na recuperação dos pacientes e na pesquisa a ser desenvolvida no âmbito da UFPB. “Esse é um exemplo da importância da Extensão para a nossa universidade e para o País. Mas, neste ano, lamentavelmente, não foi lançado, pelo Ministério da Educação, o edital do Programa de Extensão Universitária, o ProExt", pontuou Margareth, lembrando que a UFPB é referência nacional em extensão universitária.

A gestora também parabenizou os servidores docentes e técnico-administrativos do Departamento de Fonoaudiologia do CCS pela criação do programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia, ofertado em associação entre a UFPB e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O diretor do CCS João Euclides Fernandes Braga comentou a excelente qualidade do evento, com nomes de peso na programação e uso de tecnologia de ponta, como a realização de videoconferências com renomados pesquisadores. “O que é bom se repete, assim como este Encontro Multidisciplinar que, mais uma vez, cumpre sua meta”, elogiou.

A coordenadora do GEPAEZ e organizadora do evento Marine Raquel Diniz da Rosa apresentou um panorama sobre o zumbido no ouvido no contexto da saúde pública e comemorou a inscrição de 90 estudantes e profissionais no Encontro.

ACS | Pedro Paz