Encontro na UFPB debate Marx, educação e emancipação

O evento, uma realização do grupo de pesquisa Marxismo e Educação, debaterá questões  históricas e urgências atuais do pensamento de Karl Marx

O grupo de Pesquisa Marxismo e Educação, ligado ao  Centro de Educação  da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), coloca na agenda desta semana um debate com foco no pensamento de Karl Marx. Trata-se do I Encontro Marxismo, Educação e Emancipação Humana, realizado na quarta-feira (18) e quinta-feira (19) no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), em João Pessoa.

O evento tem inicio às 19h, com a conferência “Marxismo e Educação: questões históricas e urgências contemporâneas”, sob a responsabilidade da professora Susana Jimenez, diretoria do  Diretora do IMO/UECE e Profa. do PPGEB/UFC .

De acordo com a professora  Maurilene do Carmo, uma das líderes do  Marxismo e Educação, o trabalho de pesquisa do grupo está fundamentado na perspectiva marxiano-lukacsiana que investiga a educação em sua base ontológica e nas formas em que esta se apresenta na atualidade. O grupo, fundado em 2010, tem um caráter interinstitucional e articula suas ações ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE), à linhas de pesquisa Marxismo, Educação e Lutas de Classes (PPGEB/UFC) e ao grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana (PPGE/UFAL).

Dia 18/04  - 19h – Auditório CCHL

Conferência de Abertura: Marxismo e Educação: questões históricas e urgências contemporâneas.  Conferencista: PhD Susana Jimenez - Diretora do IMO/UECE e Professora do PPGEB/UFC – Linha: Marxismo, Educação e Luta de Classes

21h - Lançamento do livro: Marxismo, educação e  luta de classes: pressupostos ontológicos e desdobramentos ídeo-políticos.

Dia19/04 – Auditório CCHL

9h às 11h

Encontro de Grupos Marxistas

Coordenação:  Professoras Jackline Rabelo (UFC) e Maria das Dores Mendes Segundo (UECE/UFC).

13h às 16h

Reunião interna do Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação e de membros do Instituto Lukács.

Agência de Notícias da UFPB - Marcus Alves