Encontro Nacional de Geógrafos será realizado na UFPB

O XIX Encontro Nacional de Geógrafos será realizado no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, de 8 e 14 de julho de 2018, com o tema “Pensar e Fazer a Geografia Brasileira no Século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial”.

A anuência da instituição, sobretudo com relação à infraestrutura, foi sinalizada na manhã de 21 de novembro, pela reitora em exercício Bernardina Freire, em reunião no gabinete da vice-reitoria.

A solicitação de apoio foi empreendida por uma comitiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), representada pelo docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro José Gilberto de Souza, pelo professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Wagner Scopel Falcão e pela aluna de pós-graduação em Geografia da UFPB Akene Shionara.

O Encontro Nacional de Geógrafos é realizado a cada dois anos, tem como público-alvo alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e profissionais da área, e contempla todas as linhas de pesquisa. As inscrições serão abertas em fevereiro. A expectativa é de que mais de três mil pessoas participem do evento.

Ao longo do Encontro, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas, Grupos de Trabalho e plenárias, entre elas, a da eleição da próxima diretoria da executiva nacional da AGB.

Na edição passada, em 2016, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luiz, mais de 2.500 pesquisadores compareceram ao evento.

ACS | Pedro Paz