Encontro promovido pelo Idep, em Bananeiras, é bastante prestigiado

O Encontro realizado pelo Idep/UFPB, Instituto de Desenvolvimento da Paraíba, nesta quinta-feira (04), teve grande repercussão entre os prefeitos e representantes presentes.

O Encontro teve início com uma breve apresentação dos objetivos do Idep feita pelo presidente do Instituto, professor Luiz Renato. O presidente disse aos presentes que “uma das principais diretrizes do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba é dialogar com os representantes de cada município paraibano, relatar suas peculiaridades e definir metas de desenvolvimento social, econômico, cultural e sustentável”. Queremos criar novas oportunidades econômicas para a Paraíba que não sejam exclusivamente dependentes das condições climáticas" falou.

Após a apresentação das bases que constituem a formação do Idep, foi aberto o debate com a plateia. Os prefeitos falaram das suas dificuldades, principalmente, quanto à gestão administrativa, o apoio a associações e cooperativas, formação e manutenção de parcerias com a UFPB e também para conquista de verbas federais por meio de projetos bem estruturados.

Todas as questões levantadas pelos representantes dos municípios foram amplamente discutidas com a equipe do Idep durante o Encontro. Entre os debatedores, estava o professor Carlos Marinho da Coordenação Geral para Assuntos do Interior do Campus III, o professor Inácio Tavares Junior, Diretor de Administrativo do Instituto, as professoras Rejane Gomes e Wanderleya Farias da Divisão de Apoio aos Pequenos Municípios e o professor João Marcelo, Diretor Técnico do Idep.

Para Inácio Tavares Junior, “o evento serviu como a primeira porta aberta pelo Idep para que os prefeitos possam, em próximos encontros individuais, solicitar nossos encaminhamentos e formular parcerias que realmente sejam eficazes, sempre levando em conta as necessidades e peculiaridades dos municípios paraibanos”.

A prefeita do município de Sertãozinho, Márcia Mousinho, ao final do Encontro promovido pelo Idep falou que “um encontro como esse é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos no município. É fundamental, pra gente, firmar uma parceria com um instituto como o Idep desde as capacitação até a concretização dos projetos. Me sinto feliz pela oportunidade pois esse é o meu primeiro mandado como prefeita”, afirmou.

Para o prefeito de Remígio, Melchior Batista, “a profissão de ‘politiqueiro’ está em extinção no cenário político e temos que ser realmente gestores para uma população que cobra isso. Se a gente quiser melhorar os índices da saúde, da educação, da economia, é essencial a participação da UFPB e o Idep vai ser fundamental para alcançarmos nossas necessidades”, disse.

O Encontro de Prefeitos do Brejo Paraibano promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Paraíba, Idep/UFPB, reuniu prefeitos e representantes dos municípios de Arara, Sertãozinho, Remígio, Bananeiras, Belém, Logradouro, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Solânea, Pedro Régis, Curral de Cima, Duas Estradas, Pirpirituba, Matinhas e Borborema, além de professores do Campus de Bananeiras da UFPB.

Ascom Reitoria - Bob Vagner